“Há coisas que só a vivência prática pode ensinar”, diz aluno da Fits que participa de vários projetos

Morador de Machados, cidade do Agreste pernambucano, Maurício José da Silva é estudante do terceiro período de Medicina na Faculdade Tiradentes (Fits), localizada em Goiana, e vem se destacando cada vez mais no ambiente acadêmico. Um de seus feitos foi ter conquistado a vaga de bolsista na monitoria de Histologia. 

Na monitoria, suas funções são voltadas para o acompanhamento dos alunos do primeiro período, orientando, tirando dúvidas e ministrando aulas expositivas para uma melhor compreensão do assunto e que o aluno consiga ter um bom desempenho na disciplina. “Além de reforçar conhecimentos que já adquiri, consigo ainda ajudar os calouros a entender os processos histológicos e garantir uma interação com a turma, reforçando o desenvolvimento de habilidades de comunicação e de relações interpessoais na instituição”, afirma.

O jovem de 22 anos é também membro-fundador e diretor da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFAC) e já participou da diretoria de Comunicação e Mídias Digitais. “Essa experiência é de grande importância tanto para o desenvolvimento e aprimoramento de atividades acadêmicas, como publicação de trabalhos relacionadas à Atenção Primária à Saúde (APS), quanto para a construção do saber e entendimento das necessidades do coletivo em cada campo de prática de estágio vinculado a liga, afinal há coisas que só a vivência prática pode ensinar”, defende. 

Além disso, com orientação do professor Diego Lacerda, ele também está com um trabalho em produção sobre a avaliação da qualidade de sono em estudantes de medicina, fruto do Programa de Iniciação Científica da Fits. 

Maurício ingressou na faculdade e, assim, pôde realizar seu sonho, graças ao Mais Médicos, bolsa de estudos vinculada ao programa Mais Médicos do Governo Federal que tem como objetivo interiorizar a medicina para suprir as necessidades de regiões específicas. “Fui aprovado em primeiro lugar no processo seletivo e desde então tem sido a melhor escolha e um dos maiores sonhos já realizados”, explica. 

Mesmo sendo o começo da trajetória acadêmica de Maurício, esses feitos significam conquistas e comprovam muita perseverança e resiliência por trás de cada uma: “são de grande importância pra mim, pois mostra o quão gratificante é cada esforço e tudo isso faz com que a gente consiga se perceber dentro do processo, fazendo cada vez mais parte da instituição e dos pilares acadêmicos”. 

Quanto ao futuro, o estudante almeja, de forma veementemente, ter responsabilidade e ética profissional. “Espero fazer com que a medicina, que um dia já foi sonho, se torne um propósito, isto é, que eu possa, através dela, impactar diretamente a vida das pessoas”, declara.

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados