Biblioteca

Sobre a Biblioteca

Consulta
Consulta

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS

O Sistema Integrado de Bibliotecas do Grupo Tiradentes – SIB, órgão vinculado à Superintendência Acadêmica, tem por finalidade oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão e destina-se ao corpo docente, discente, funcionários, ex-alunos e comunidade em geral.

O Grupo Tiradentes tem 51 bibliotecas instaladas em suas unidades de ensino, Núcleos de pesquisas dos diversos campi. Essas bibliotecas compõem o Sistema Integrado de Bibliotecas SIB.

O SIB gerencia o Banco de Dados Bibliográficos da Sociedade de Educação Tiradentes, que registra os acervos das 51 bibliotecas do sistema, além de sua produção científica e de teses/dissertações defendidas na Unit, Unit/AL e Unit/PE.

Através do Pergamum é possível a consulta simultânea em todas as bibliotecas da Universidade, ou pelo catálogo específico de cada biblioteca. Assim, o usuário é capaz de ter acesso às informações sobre qualquer item do acervo, e também, ao texto completo quando disponível.
A partir do Magister os usuários tem acesso têm acesso a Biblioteca Virtual composta dos periódicos eletrônicos e livros eletrônicos (e-books) em texto completo.

Para o acesso aos serviços das bibliotecas é imprescindível que o usuário esteja de posse da sua carteira institucional (estudantil ou funcional) e com senha, a qual é de uso pessoal e intransferível. Para acesso ao acervo o usuário deverá deixar os seus pertences no guarda volume.

MISSÃO

Disponibilizar a informação em seus diferentes suportes, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus usuários.

POLÍTICAS

O SIB – Sistema Integrado de Bibliotecas é responsável pelo estabelecimento de normas e diretrizes para a aplicação de recursos orçamentários na aquisição de material bibliográfico e não bibliográfico.

Nele, são definidas e aplicadas as políticas de pessoal técnico, treinamento e desenvolvimento profissional.

Contudo nossa política é gerar condições favoráveis para o desenvolvimento dos acervos informacionais, como suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão; incorporar novas tecnologias para a implementação ou reestruturação dos serviços de informação; definir critérios, regras e normas para a criação de novas Bibliotecas, Centros de Documentação, Centros Referenciais ou quaisquer outras unidades informacionais que tenham por objetivo a coleta, organização, processamento e disseminação de serviços de informação científica – tecnológica em qualquer meio de transmissão e definir políticas para programas prioritários na área de atuação do Sistema de Bibliotecas e Informação.

POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO

Criar mecanismos de atendimento ao usuário através da consolidação de Serviço de Referência descentralizado, cobrindo áreas diversas do conhecimento; estimular o uso de recursos informacionais existentes no âmbito da instituição, facilitando o acesso dos usuários aos novos meios de comunicação em redes locais e remotas.

POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A ÁREA DE INFORMAÇÃO

Organizar, em conjunto com outras unidades da Instituição ou instituições externas de comprovada competência na área, cursos, palestras, seminários, objetivando treinamento ou reciclagem de conhecimentos dos recursos humanos do Sistema de Bibliotecas face às novas tendências do mercado de oferta de informação.

Incentivar a participação dos recursos humanos do Sistema de Bibliotecas em eventos relativos à área informacional.

POLÍTICA DE AUTOMAÇÃO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS

Modernizar a estrutura dos serviços informacionais, incorporando novas tecnologias de informação; implantar sistema de gerenciamento automatizado de bibliotecas visando à automação dos serviços de catalogação, circulação e empréstimo estatísticos e consulta através de acesso local e remoto, indexação de periódicos e entrega de documentos.

POLÍTICA DE EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO

A política de atualização do acervo do Sistema Integrado de Bibliotecas Tiradentes está alicerçada na verificação semestral da bibliografia constante dos Planos de Ensino e na avaliação da demanda por parte dos estudantes, visando atender satisfatoriamente a proposta pedagógica dos cursos. A Instituição disponibiliza verba para investimento ampliação e atualização do acervo, de acordo com o planejamento Pedagógico dos cursos de Graduação, Pós- graduação e Projetos de pesquisa.

INFORMATIZAÇÃO DO ACERVO E SERVIÇOS

Todas as Bibliotecas estão integradas e utilizam Tecnologia de Informações e Comunicação através do Sistema Pergamum, que gerencia todos os serviços das Bibliotecas da rede. O Pergamum maximiza o atendimento aos usuários e contempla as principais funções de uma biblioteca, funcionando de forma integrada da aquisição ao empréstimo.

Pretende-se com esta prática facilitar o acesso online principalmente como forma de incentivo a pesquisa dentro e fora da Faculdade.

Infraestrutura Física

A Biblioteca, que atende ao curso de Medicina, tem suas instalações com os seguintes ambientes: cabines de estudo individual, 3 salas de estudo em grupo.

O acervo encontra-se organizado em estantes próprias, instalado em local com iluminação natural e artificial adequadas, e as condições para armazenagem, preservação e disponibilização atendem aos padrões exigidos.

A Biblioteca é dotada de:

  • Sistema de ar condicionado;
  • Sistema de iluminação de emergência;
  • Sistema contra incêndio;
  • 4 terminais de consulta no espaço do acervo;
  • Salão de estudo em grupo e convivência, com 13 mesas e 52 cadeiras;
  • 3 salas de estudo em grupo, com acomodação para 4 pessoas cada sala;
  • 2 cabines de estudo individual com acomodação para 16 pessoas;
  • 90 chromebooks para uso na Faculdade

Acervos

O acervo é distribuído entre as 51 Bibliotecas das Instituições do Grupo. Essas unidades colocam à disposição dos usuários um acervo de mais 541.428 mil itens, compreendendo livros, periódicos, monografias, mapas, filmes, documentários e outros materiais.

Todas as bibliotecas estão informatizadas, permitindo consultas nos terminais de computadores das unidades e acesso através do portal das Instituições do Grupo.

Acervo da Biblioteca FITS MEDICINA GOIANA ESTÁ DISTRIBUÍDO:

ACERVO MEDICINA FITS

Atualização do Acervo

O Sistema Integrado de Bibliotecas tem orçamento aprovado para as Bibliotecas do Grupo, de acordo com o Planejamento Pedagógico dos cursos de Graduação, Pós-graduação e Projetos de Pesquisa.

Semestralmente as bibliografias dos cursos de graduação e pós-graduação são avaliadas quantitativa e qualitativamente, para ampliar e atualizar o acervo. A quantidade de exemplares adquirida para cada curso é definida com base nas vagas oferecidas e norteada pelas recomendações dos indicadores de padrões de qualidade definidos pelo MEC.

Toda a Comunidade acadêmica tem acesso ao sistema on-line de pedidos e acompanhamento de compra disponível no Pergamum.

Biblioteca Virtual

O SIB disponibiliza acesso ao conteúdo digital de livros eletrônicos, periódicos, normas e outros recursos para Comunidade Acadêmica através da Biblioteca Virtual. Consulte através do Magister as bases selecionadas para seu curso.

Acesso restrito à Comunidade Acadêmica através do Magister.

Para facilitar a pesquisa pode utilizar a ferramenta EDS de Busca Integrada, que mostra os conteúdos impressos e digitais disponíveis sobre o assunto. Busca integrada

Bases de Dados Assinadas

MULTIDISCIPLINARES

Academic Search Premier (EBSCO) – Fornece texto completo para mais de 13.600 periódicos, incluindo texto completo para mais de 4.700 títulos revisados por especialistas.

Minha Biblioteca – Livros eletrônicos de diversas áreas do conhecimento. Acessar pelo Magister

Portal da Pesquisa –  Livros eletrônicos nacionais da área de saúde, da editora Atheneu.

HUMANAS E SOCIAIS

Área Jurídica

BIOLÓGICAS E SAÚDE

E-Volution –  Livros eletrônicos da editora Elsevier, indicados nas bibliografias dos cursos da saúde.

Portal da Pesquisa –  Livros eletrônicos nacionais da área de saúde, da editora Atheneu.

MEDICINA

  • MEDLINE (Ebsco) com textos completos – É a fonte mais abrangente do mundo para periódicos médicos, fornecendo texto completo para mais de 1.470 periódicos indexados no Medline.
  • UptoDate – Base de informações médicas, baseada em evidências, revisada por pares, publicada por uma companhia médica chamada UpToDate, Inc.
  • DynaMed (Ebsco) – Base da Ebsco com 4.500 revistas médicas.

ODONTOLOGIA

Abrange todas as áreas relacionadas à odontologia, com 345 títulos de revistas e 30 livros.

ENGENHARIAS E EXATAS

  • American Chemical Society – ACS – O Sistema de Bibliotecas disponibiliza, o acesso à base de dados da American Chemical Society – ACS contendo a coleção atualizada e retrospectiva de 36 títulos de publicações científicas editadas pela renomada Instituição.
  • Ebrary – Livros em outras línguas indicados nos cursos (exatas).
  • Engineering Source – Oferece mais de 3.000 títulos com textos integrais relacionados à engenharia, ciência da computação e áreas relacionadas.
  • Sociedade de Engenharia e Petróleo
  • Periódicos e Artigos Científicos OnePetro

Bases de Dados de Livre Acesso

Área Jurídica

Biomédicas

Humanas

Exatas

Multidisciplinar

Periódicos por curso

O Sistema Integrado de Bibliotecas disponibiliza acesso ao conteúdo digital de periódicos eletrônicos assinados para Comunidade Acadêmica através da Biblioteca Virtual. A listagem completa de publicações assinadas, você confere aqui:

MEDICINA

Fontes de Informação

Normas e Regulamentos

O SIB mantém um Guia de Fontes de Informações Digitais das melhores fontes de acesso aberto, para auxiliar a Comunidade Acadêmica nas Pesquisas.

Guia de Acesso a fontes de informação

Serviços

A Biblioteca prestam os seguintes serviços:

Apoio em Trabalhos Acadêmicos
Padronização e normalização, segundo as normas da ABNT, dos trabalhos científicos realizados pelos alunos da Fits Medicina Goiana.

Empréstimos
Para efetuar o empréstimo é imprescindível a apresentação da identidade institucional (carteira estudantil ou crachá funcional).
Prazos para empréstimos:
Alunos de graduação (3 livros por até 7 dias corridos)
Professores (5 livros por até 10 dias corridos)
Usuário em débito com a Biblioteca fica impossibilitado de realizar empréstimos e, renovações até que seja regularizada a situação.
Livros de consulta local: máximo de 3 horas, quantidade máxima de 3 livros.

Devoluções
A devolução do material emprestado deverá ser efetuada nos balcões de atendimento da biblioteca onde foi realizado o empréstimo.
Não é necessária a apresentação da identidade institucional e pode ser realizada por terceiros.
A devolução de materiais emprestados deverá ser efetuada dentro do prazo estabelecido. O não cumprimento dessa norma implicará em cobrança de multa por dia e por material.
O valor da multa dos livros de consulta local devolvidos em atraso é o dobro do valor cobrado aos materiais com empréstimo normal.

Renovações
O livro só poderá ser renovado por no máximo 3 vezes e se o mesmo não estiver reservado para outro usuário.
As renovações poderão ser realizadas na Biblioteca pelos terminais de atendimento e consulta, pela internet no endereço da Biblioteca ou pelo Pergamum Mobile.

Reservas
As reservas são realizadas somente quando não há livros disponíveis para empréstimo, ou seja, quando não estiver disponível nenhum exemplar do livro procurado, exceto o de consulta local.
As reservas poderão ser realizadas na Biblioteca pelos terminais de atendimento e consulta ou pela internet no endereço da Biblioteca.
Os usuários com endereços de e-mail cadastrados corretamente recebem aviso de chegada de material reservado. Ficando disponível para ser retirado por no máximo 24 horas.

Pesquisa Orientada
Oferece aos usuários computadores para consulta, possibilitando a verificação do material bibliográfico por título, assunto, autor ou termo livre, disponibilizando bibliotecários de referência para auxiliar na pesquisa.

Consulta
A localização dos materiais bibliográficos e não bibliográficos podem ser realizadas através dos terminais de computadores disponíveis nos setores. A pesquisa poderá ser feita por:
Autor: digitar o sobrenome;
Título: digitar o título, desconsiderando artigos e/ou preposições iniciais;
Assunto: digite a palavra-chave referente ao tema de sua pesquisa.
Além dessa possibilidade, você pode localizar a obra por área de interesse, acessando as estantes identificadas por codificação internacional. Consulte a numeração específica de sua área de pesquisa, bem como a localização de jornais locais e nacionais, dicionários, enciclopédias, catálogos e multimeios, além de monografias, teses, dissertações e periódicos especializados.

Recepção aos Calouros
No início letivo, as bibliotecas recebem os alunos calouros, promovendo a integração, apresentando seus serviços e normas através do vídeo institucional; visita monitorada e treinamentos específicos.

Biblioteca Virtual
O Sistema Integrado de Biblioteca disponibiliza aos usúarios diversas Bases de Dados nacionais e internacionais, com materiais em formato digital nas mais variadas áreas do conhecimento.

Periódicos Grupo Tiradentes

Sociedade de Educação Tiradentes – Periódicos Institucionais

Missão

Promover o acesso, disseminação, visibilidade e pesquisa das publicações científicas periódicas vinculadas aos programas de pós-graduação, graduação, núcleos de pesquisas e laboratórios reconhecidos do Grupo Tiradentes e demais instituições de pesquisa e fomento nacionais e internacionais.

Visão

Ser o Portal de Periódicos referência em organização, padronização e recuperação das publicações nacionais e internacionais.

GRUPO TIRADENTES

Conselho de Administração

Jouberto Uchôa de Mendonça

Amélia Maria Cerqueira Uchôa

Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior

Luiz Alberto de Castro Falleiros

Mozart Neves Ramos

Superintendente Geral

Luciano Kliemaschewsk

Vice-Presidente Acadêmico

Temisson José dos Santos

Vice-Presidente de Relações Institucionais

Saumíneo da Silva Nascimento

Vice-Presidente Financeiro Administrativo

Marcelo Adler

Diretora da Editora Universitária Tiradentes – Edunit

Cristiane de Magalhães Porto

Diretoria de Operações Acadêmicas

Marcos Wandir Nery Lobão

EXPEDIENTE

Editora-Científica

Cristiane de Magalhães Porto

Editor-Gerente

Alexandre Meneses Chagas

Coordenação Gráfica e Suporte Digital

Igor Bento Lino

Editores-Executivos da Revista Interface Científicas

Cláudia Moura de Melo e Rubens Riscala Madi – Saúde Ambiente

Cristiano Ferronato – Educação

Ricardo José das Mercês Carneiro – Direito

Jesana Batista Pereira e Grasielle Borges Vieira de Carvalho – Humanas e Sociais

Jenifer Vieira Toledo – Exatas e Tecnológicas

Editor-Executivo da Ideias e Inovação – UNIT-SE

Editora Universitária Tiradentes – Ideias e Inovação

Editores-Executivos dos Cadernos de Graduação – UNIT – SE

Área de Ciências Exatas e Tecnológicas

Nelson Antônio Sá Santos

Área de Ciências Humanas e Sociais

Ellen Oliveira Fumagali

Área de Ciências Biológicas e Ambiente

Daniele Martins de Lima

Editores-Executivos dos Cadernos de Graduação – UNIT-AL

Área de Ciências Humanas e Sociais

Mônica Melo Gomes do Nascimento

Área de Ciências Biológicas e da Saúde

Ana Paula Rebelo Aquino Rodrigues

Área de Ciências Exatas

Djair Felix da Silva

Editores-Executivos dos Cadernos de Graduação – UNIT – PERNAMBUCO

Área de Ciências Humanas e Sociais

Maria Carmen Araújo de Castro Chaves

Área de Ciências Biológicas e da Saúde

Carlos Eduardo de Oliveira Costa Júnior

Repositório

O repositório institucional – OpenRIT – é mais uma fonte de informação, que abriga a produção técnico-científico-acadêmica cuja finalidade do é garantir acesso aberto, público e gratuito à sociedade das obras intelectuais produzidas pelas unidades do Grupo Tiradentes.

O OpenRIT tem como objetivos: 

  1. Reunir, hospedar, preservar e possibilitar o acesso à produção intelectual das unidades do Grupo Tiradentes;
  2. Atuar no âmbito da gestão da informação institucional;
  3. Divulgar toda e qualquer produção intelectual das unidades do Grupo Tiradentes;
  4. Aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade acadêmica e de pesquisa das unidades do Grupo Tiradentes por meio da coleta, organização e preservação em longo prazo;
  5. Otimizar a gestão de investimentos em pesquisa nesta Instituição;
  6. Acelerar o desenvolvimento de suas pesquisas; 
  7. Estabelecer políticas para garantir ações de registro e disseminação da produção científica das unidades do Grupo Tiradentes;
  8. Facilitar o acesso à informação científica de uma forma geral; potencializar o intercâmbio do Grupo Tiradentes com outras instituições de ensino, pesquisa e extensão.

Acesse:

OpenRIT – Repositório Institucional do Grupo Tiradentes

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados