Aluno da Fits atua em UPA de Goiana

Há 23 anos atrás, Fernando Silva Alves Leão nascia em uma maternidade da cidade de Itabaiana, no estado da Paraíba. Logo após, veio para Goiana, onde mora desde pequeno e cursa o 6° período de Medicina, seu sonho desde a infância, na Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits). 

“A medicina é uma área que eu me identifico desde pequeno. Como eu tive várias crises de amigdalite, eu passava muito tempo no hospital. Então, eu sempre tive aptidão pelo lugar. Eu sempre gostei de estar no hospital. Não era daquele tipo de criança que chorava para ir, mas, na verdade, eu ficava feliz quando eu tinha que ir ao hospital, por mais que eu estivesse doente. Eu sempre dizia ‘um dia eu vou ser médico’”, diz o jovem. 

Colhendo os frutos do seu esforço e dedicação, principalmente, no Ensino Médio, o sonho de Fernando, que pretende se especializar em Anestesiologia, está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Na Fits-PE, ele já realiza vários feitos. Um deles é ser presidente da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência Tiradentes – LAUET FITS, que tem 20 pessoas no total. 

“O objetivo é justamente integrar o conteúdo teórico, por meio de aulas com especialistas,  à prática. Temos uma parceria com a Rede Municipal de Goiana, que é muito importante, porque a nossa Liga é focada principalmente na prática, é colocar as pessoas, os ligantes, os diretores, dentro de uma sala vermelha e uma emergência, para saber como proceder”, explica.

Além disso, o contato com a Rede Municipal de Goiana não é só em relação à Liga. Ele atua na UPA, por meio do estágio. “É uma honra estar na minha cidade, poder estagiar na minha cidade, poder estar no campo de prática, em que, por exemplo, na minha unidade de saúde, trabalho com pessoas que me vacinaram. Pessoas que me viram criança, que cuidaram de mim, foram meus Agentes Comunitários de Saúde e hoje são meus companheiros de trabalho”, conta. 

Fernando também faz parte da primeira turma Bolsista do Programa Mais Médicos, iniciativa do Governo Federal que prevê a formação de médicos especialistas em Atenção Primária à Saúde. 

Sobre seus objetivos profissionais, ele conta que o principal é honrar sua terra. “Penso sim em fazer Anestesiologia, fazer a residência em Recife ou em João Pessoa, que são capitais perto de Goiana, mas depois pretendo retornar para a minha cidade, porque eu quero trabalhar e eu quero trabalhar em emergência. Quero honrar quem me honrou, que é a minha terra. Além de tudo, quero ser um bom médico  para a minha cidade, um bom médico para cada paciente”. 

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados