Qual a importância de fazer parte de uma Liga Acadêmica?

Ligas Acadêmicas são entidades formadas por estudantes universitários e orientadas por um professor e que têm o objetivo de aprofundar conhecimentos teóricos em determinado assunto, bem como promover atividades práticas relacionadas ao curso. As ligas são enquadradas como atividades de extensão universitária, um dos três pilares do Ensino Superior (junto com ensino e pesquisa). 

Práticas extensionistas, incluindo as ligas acadêmicas, têm a proposta de promover a participação ativa dos alunos na comunidade em torno da instituição de ensino. Essa dinâmica, portanto, beneficia não apenas os próprios estudantes, que aprendem mais sobre sua profissão e aprimoram sua formação, como também a população. Como atividades extracurriculares, as ligas acadêmicas promovem senso crítico e raciocínio acadêmico.

Benefícios

O presidente da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAUET) do curso de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits) — localizada em Goiana —, Fernando Clayton, também pontua alguns pontos positivos das ligas. “Tem o ensino teórico-prático, em que a gente vai entrar nas unidades de saúde, acompanhar plantões, nos acostumar a liderar uma sala vermelha, que é o que um médico recém-formado precisa fazer. Então unir a teoria e a prática é extremamente importante”, declara.

Rayana Mendes, colega de Fernando e vice-presidente da LAUET, concorda com o presidente com relação à importância de aliar as atividades práticas à teoria. A estudante destaca a relevância profissional que essa combinação, bastante valorizada no mercado de trabalho, proporciona à formação dos alunos. “Essa prática vai ajudar a nos tornar profissionais que, além da carga teórica, terão a carga prática, a questão de experiência realmente da vida ali”, acrescenta.

Um outro ponto positivo das ligas acadêmicas é a publicação de pesquisas científicas. Maurício José, membro-fundador e diretor da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFAC), também da Fits, aponta esse e outros benefícios de ser um ligante. “Essa experiência é de grande importância tanto para o desenvolvimento e aprimoramento de atividades acadêmicas, como publicação de trabalhos relacionadas à Atenção Primária à Saúde (APS), quanto para a construção do saber e entendimento das necessidades do coletivo em cada campo de prática de estágio vinculado à liga, afinal há coisas que só a vivência prática pode ensinar”, defende.

Como formar uma Liga

Na Fits, são divulgados editais regularmente para que alunos submetam propostas de ligas acadêmicas. No edital, são listados alguns requisitos para a aprovação, dentre eles estão um projeto de apresentação da proposta da Liga, currículos Lattes dos alunos e professores envolvidos, entre outros. 

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados