Quais são os principais livros para estudantes de Medicina?
Assim como toda graduação, o curso de Medicina também tem uma vasta literatura, que consiste em livros sobre a prática da profissão e também sobre assuntos a serem estudados durante o curso. A leitura desses textos pode ser de grande ajuda ao longo da graduação. Para aqueles que ainda não ingressaram na faculdade, mas desejam cursar Medicina, ler esses livros também pode ser de grande valia. Em toda profissão, é preciso conhecer o campo em que se vai atuar e há muitos assuntos a serem estudados, portanto ter contato com essa literatura é essencial.
Um dos principais livros é “Medicina Interna de Harrison”, que é considerada um clássico. Ela trata da prática da clínica médica e conta com dois volumes, sendo que o primeiro trata dos fundamentos da Medicina e das manifestações das doenças. Já o segundo detalha as doenças divididas por especialidade. O livro é um dos mais usados em cursos de Medicina no mundo inteiro e costuma ser utilizado durante toda a graduação, mas também pode servir para consulta dos profissionais já formados. Outro exemplo é o exemplar “Goldman-Cecil Medicina”, consagrado há mais de 90 anos. Essa obra traz orientações sobre diagnósticos e tratamentos de inúmeras condições de saúde, além de ser sempre atualizado a cada edição.
Uma terceira obra de grande relevância para o campo é “Netter – Atlas de Anatomia Humana”. Frank H. Netter, autor do livro, era médico e ilustrador que utilizou suas habilidades artísticas para fazer diversos desenhos das partes do corpo humano. Elas foram utilizadas no livro, que contém, além das ilustrações em diversos ângulos, descrições detalhadas das partes do corpo e imagens radiográficas modernas, as quais proporcionam uma visão atual da anatomia humana. Tatiana de Paula, professora de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits), localizada em Goiana, também indica aos alunos o livro “Tratado de Fisiologia Médica”, escrito por Arthur Hall e John Guyton. Segundo a médica, a obra tem conteúdos essenciais para o estudo da fisiologia humana e é bastante prestigiada no mundo inteiro.
Para além dos livros técnicos, “O Século dos Cirurgiões” é um outro clássico do campo da Medicina. Escrita pelo alemão Jürgen Thorwald e baseada no diário do médico Henrique Estêvão Hartmann, a obra trata dos primeiros cirurgiões da Medicina Moderna. Hartmann era médico no século XIX e estava presente quando o dentista Willian Morton performou a primeira cirurgia com anestesia, em 1846, o que revolucionou a prática cirúrgica. Henrique abandonou as mesas de cirurgia e se dedicou a registrar as descobertas do campo da Medicina. Com sua morte, seu diário ficou com Thorwald, seu neto, que escreveu a obra.