Quais são os melhores aplicativos para Medicina
O uso da internet e de aplicativos para qualquer área do cotidiano já é, há muito tempo, uma realidade, e na Medicina não seria diferente. Existe uma enorme variedade de apps que podem ser usados por alunos (ou até mesmo por profissionais) para ajudá-los no dia a dia. De acordo com Tatiana de Paula, professora de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits), em Goiana, os aplicativos garantem um acesso mais rápido a informações. “Podem ser uma forma de capacitação e aprendizado, contribuir também para a gestão do tempo e das atividades diárias, ajudar no desenvolvimento de habilidades e podem auxiliar os alunos a monitorar seu progresso de aprendizado”, acrescenta.
O Medscape é um exemplo de software que pode ser bastante útil, tanto para quem ainda está estudando quanto para os profissionais já formados. O aplicativo, que é gratuito, possibilita o acesso a notícias médicas e comentários de especialistas. Além disso, é possível até mesmo estudar no aplicativo, respondendo a quizzes, além de poder escutar podcasts médicos. O app também oferece várias ferramentas, como calculadoras médicas, agrupadas por especialidade, identificador de comprimidos, entre outros.
O CliniCalc consiste em uma calculadora médica, com diversas fórmulas e escalas, que permite o cálculo de indicadores como déficit hídrico, taxa de filtração glomerular, variação no sódio sérico, escala de coma de Glasgow, dentre várias outras. O CliniCalc conta com diversas especialidades, como anestesia, cardiologia, gastroenterologia, hematologia, nefrologia, neurologia, pediatria, dentre outras.
O Figure 1, mais um software útil, funciona como uma rede social para médicos. Nele, os profissionais podem publicar fotos de casos reais de seus pacientes (preservando a privacidade), em busca de opiniões de outros médicos. O aplicativo é dividido por especialidades ou partes do corpo e qualquer médico pode postar ou comentar em outras publicações. Embora as postagens sejam restritas aos profissionais, o acesso é livre. Ou seja, os estudantes podem tirar proveito das discussões entre os médicos e, assim, aprender.
O estudo da anatomia é basilar para alunos de Medicina e, como ferramenta para essa disciplina, existem dois aplicativos que podem ser usados para aprimorar os conhecimentos. O primeiro é o TeachMe Anatomy, que oferece artigos, divididos por parte do corpo, além da visualização de ilustrações e modelos 3D de órgãos. Já o Anatomania, desenvolvido por estudantes brasileiros, é um grande jogo de perguntas e respostas, em que o jogador pode escolher responder perguntas sobre cada parte do corpo.
Tatiana ainda indica outros dois programas para celular que podem ser utilizados para os estudos. O primeiro é o Anki, em que o aluno pode criar ou baixar decks de flashcards (cartões com tópicos sobre determinado assunto), que ajudam na memorização de conceitos. O outro é o PubMed Mobile, que consiste em um grande banco de artigos científicos por onde os estudantes podem acessar diversos textos acadêmicos atualizados sobre as mais diversas áreas da Medicina.