Quais são os documentos necessários para um intercâmbio?
Viagens internacionais, principalmente intercâmbios, costumam exigir uma grande preparação, inclusive de documentos. Todos esses preparativos devem ser providenciados com antecedência, visto que alguns deles podem demorar a ser emitidos, como o passaporte (em caso de ser o primeiro, ou ser necessário renovação). Por isso, deixar a documentação para última hora não é uma boa ideia, pois é possível que haja problemas e contratempos, que podem atrapalhar a experiência.
Alunos da Faculdade Tiradentes (Fits) — localizada em Goiana — que desejam ingressar em um intercâmbio precisam se inscrever através de editais disponibilizados pela instituição. Karina Paz, supervisora de Carreiras da Fits, aponta quais documentos o intercambista deve inserir no formulário de inscrição, de acordo com os editais.
I. Histórico do aluno de sua instituição, constando total de créditos cursados e Média Geral Ponderada;
II. Cópia de passaporte válido ou protocolo de solicitação de passaporte emitido pela Polícia Federal;
a. No caso da entrega do protocolo de solicitação de passaporte, o discente terá até 10 dias antes da data de inscrição da Instituição de Ensino Superior (IES) de destino para apresentar o passaporte válido.
III. Cópia de documento de identidade (RG/CNH);
IV. Atestado de matrícula com quitação financeira, emitido pelo DAAF;
V. Carta de Recomendação elaborada por professor ou outra autoridade acadêmica de alguma instituição vinculada à SET;
VI. Certificado de nível de idioma, avaliado dentro do Quadro Comum Europeu, com no máximo quatro anos de sua emissão, e que atenda o nível exigido pela IES parceira em que pretende realizar a mobilidade acadêmica.
Documentos adicionais
Além desses documentos, alguns destinos podem exigir outros, como comprovantes de vacinas específicas. A Colômbia é um dos lugares presentes na lista (que é atualizada pela Organização Mundial de Saúde e disponibilizada pelo Ministério da Saúde) de países que requisitam a comprovação da vacina contra a febre amarela para cidadãos brasileiros. Outras documentações que podem ser exigidas são seguro saúde, cópia das passagens de ida e de volta e até mesmo extrato bancário.