Professores e alunos são premiados na Semana Nacional do Livro da Faculdade Tiradentes
A Faculdade Tiradentes (Fits), localizada em Goiana, está promovendo a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca até o dia 29 de outubro. Além de celebrar e valorizar a leitura, oferecendo exposições e oficinas, a iniciativa vai premiar os professores que mais realizaram empréstimos na Biblioteca, incentivando, assim, os alunos a terem a mesma atitude. São eles: Profª. Andrea Raquel Ramirez Bento, com 24 empréstimos; Prof. Elton Ramos Cavalcanti, com oito empréstimos; e Profª. Audivane Matias Barbosa, com seis empréstimos. Eles receberão o Selo Sapientia, no dia 29 de outubro, às 13h, para marcar esse reconhecimento.
“Não poderíamos deixar de reconhecer os professores que fazem o acervo circular e que os livros tenham vida. Dessa forma, vamos presenteá-los com esse selo, fazendo alusão à sabedoria, ao estudo, à grandeza de quem lê e de quem pesquisa. Também vamos presentear os alunos que mais utilizam o acervo, inspirados pelos docentes”, explica Joana D’Arc, bibliotecária da Fits.
Daniele Gomes, coordenadora de Suporte Acadêmico, aprova a ação. “Nesse período, em todo Brasil, diversas entidades da esfera sociocultural articulam atividades voltadas para a democratização do acesso ao livro e às bibliotecas. É uma excelente iniciativa, com isso iremos incentivar a leitura, destacar a importância do livro e provocar os docentes a utilizarem nosso espaço da Biblioteca e a incentivarem os alunos na disseminação da informação com a consulta a mais exemplares”.
Semana do Livro
O movimento promove a importância do acesso à informação, além de destacar o papel fundamental das bibliotecas como espaços de conhecimento, cultura e inclusão social. A programação vai incluir Exposições de Novas Aquisições, de Materiais pouco (ou que nunca foram) emprestados, e de registros de eventos realizados nas bibliotecas. Acontece também a Oficina “Patrimônios em jogo: inventário de bens culturais”, case de sucesso realizado durante a Operação Velho Chico 2024, no Projeto Rondon; e a Oficina “Práticas Exitosas em Pesquisa: otimizando o uso das bases de dados assinadas pelo Grupo Tiradentes”.