Mobilidade em território mexicano

Escolher uma instituição de ensino fora para complementar disciplinas e aprendizados não é fácil. São várias opções pelo mundo afora via Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), que tem proporcionado experiências acadêmicas a alunos, em diferentes universidades parceiras. Mesmo na pandemia, o programa do Grupo Tiradentes continuou acontecendo de forma online e trazido conhecimentos, habilidades e horizontes aos participantes. 

Para ajudar você na escolha, trazemos hoje informações de duas instituições de ensino superior no México como opção. A Universidad de Monterrey (UDEM) e a Universidad Anáhuac. Conheça um pouco mais sobre elas. 

Universid de Monterrey (UDEM)

A Universidad de Monterrey (UDEM) fica localizada em San Pedro Garza García, um município no estado de Nuevo León, no México. Ela é uma instituição católica e foi reconhecida pelo estado como própria para ensino em 8 de julho de 1969. A UDEM conta com mais de 12 mil estudantes – entre eles, alunos do ensino médio, graduação e pós-graduação -, com quatro modalidades de ensino médio, 35 cursos profissionalizantes, 15 graus de bacharelado e 29 especialidades médicas e doutorado. 

Além disso, ela é reconhecida como uma das grandes instituições que recebem alunos de todo o mundo, graças aos convênios que ela firma, tanto para seus próprios alunos como para intercambistas.

O campus abrange uma área de 35 mil m2, com a reitoria ocupando 8.400 m2 desse total. O prédio abriga também o Centro de Informação e Atenção aos Alunos, a Vice-Reitoria e departamentos administrativos. O Centro de Comunidade Universitária (CCU) é uma área de lazer para os alunos, que também abriga o departamento de Cultura – setor responsável por auxiliar os alunos em qualquer demonstração e apresentação artística -, departamento da Pastoral Universitária, sede do Conselho Estudantil, uma capela, lanchonete, sala de música, auditório, sala comum e um clube de cinema. 

Outras áreas para benefício dos alunos são a biblioteca, que conta com mais de 222 mil livros, e a residência universitária, para os alunos provenientes de intercâmbio, com capacidade para 450 estudantes.

Universidad Anáhuac Mayab 

Já a Universidad Anáhuac Mayab fica localizada em Mérida, a capital e maior cidade do estado do Iucatã. Ela é uma instituição privada de ensino superior, também religiosa, e foi estabelecida em 1984. Ela conta com 30 cursos de graduação e 11 de mestrado. Os estudantes garantem bastantes oportunidades: 40% dos alunos têm bolsa de estudos e mais de 180 opções de intercâmbio internacional. 

A faculdade tem mais de 60 laboratórios modernos, em diversos cursos: Centro de Movimento e Captura para cursos que utilizam gravações e cinema, Instituto Culinário e Artístico, em parceria com a instituição de culinária Le Cordon Bleu, espaço para showroom e passarela para cursos de Moda, além de também ter um estúdio de televisão – um dos mais modernos da região.

A Anáhuac Mayab também tem inúmeros espaços para desenvolvimento, como parques tecnológicos com inovações das áreas de Engenharia, Química, Sustentabilidade e Energia Solar. Os esportes também são muito valorizados por lá, contando com duas quadras de futebol, uma de tênis, uma de futebol na grama e uma pista de atletismo. O auditório chama atenção: ele tem capacidade para 651 pessoas, com vários camarins, banheiros e uma sala de conferência adjacente para 188 pessoas, que é sede de congressos, exposições e eventos culturais. Os alunos encontram ainda três amplas cafeterias ao longo do campus, com várias opções de lanchonetes com comidas e bebidas variadas. 

FITS - Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes
  • Tel: +55 (81) 3878-5701

Privacidade de Dados