Liga tem dois trabalhos publicados em Congresso

Dois trabalhos científicos da Liga Acadêmica de Dor e Emergências Médicas (Ladem) da FITS foram publicados no I Congresso de Medicina da Saúde da Família e Comunidade do Oeste do Pará. Os textos abordam assuntos relevantes aos alunos e profissionais da saúde, levando ao conhecimento sobre doenças que acometem a população.

Os temas “Perfil da mortalidade decorrente do câncer de lábio, cavidade oral e faringe na cidade de Santarém- Pará” e “A busca pela saúde mental e o impacto crescente do número de óbitos decorrentes do suicídio no Estado de Pernambuco e Oeste do Pará” foram pesquisados, desenvolvidos e transformados em artigos pelos estudantes de Medicina do 6°, 7° e 8° períodos – Willyan Douglas, Diana Cavalcanti, Rosana Vidal, Galba Florêncio e Ducinete Valéria, sob orientação do professor da disciplina Programa de Integração do Ensino em Saúde da Família (PIESF), Raone Araújo.

Metodologia

Os trabalhos foram feitos a partir de pesquisas em sistemas e plataformas, comparando os eixos temáticos propostos pelo congresso referentes a casos de câncer de lábio, cavidade oral, faringe e também sobre casos de suicídio, no Oeste do Pará e no Recife. A pesquisa foi feita através da plataforma do Datasus, do Ministério da Saúde, e comparados à realidade do município pernambucano.

Segundo o estudante Willyan Douglas, a coleta dos dados ocorreu em fevereiro de 2021, entre os dias 12 e 15. As informações coletadas utilizaram a mortalidade hospitalar por local de residência, tendo como abrangência geográfica o Estado do Pará, especificamente, o município de Santarém e o Recife. O período analisado foi o de janeiro de 2010 até dezembro de 2019.

“Acreditamos que a produção do conhecimento é o que vai nos dar possibilidade de ampliar nossos horizontes e irmos mais além, sobretudo em uma sociedade tão fragmentada e desigual. Impactando positivamente de forma micro, a partir de nossas ações, poderemos ser valorizados e até reconhecidos de forma macro”, afirmou o aluno.

Experiência

Os estudantes planejam preparar ainda mais pesquisas e estudos com bases científicas como auxílio à comunidade médica. “Enquanto futuros médicos, percebemos que nossa formação está em cada processo e projetos que vamos desenvolvendo ao longo da nossa graduação, destruindo muros e construindo pontes”, salientou Willyan.

LADEM

A Liga Acadêmica de Dor e Emergências Médicas da Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes é uma instituição sem fins lucrativos que visa à promoção do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Com trabalhos, práticas e divulgação de conteúdos no Instagram (ladem_pe), os alunos conseguem transmitir e captar conhecimento.