Institucional

Breve Histórico

A Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes (FITS) que tem como mantenedora a Sociedade de Educação Tiradentes S/S LTDA (SET) teve seu credenciamento institucional pela Portaria MEC nº 102 de 08/02/2018. A Instituição foi credenciada através do êxito em chamamento público através do Edital SERES/MEC nº 06 de 2014, que por sua vez, foi consequencia da Lei do Mais Médicos (Lei nº 12.871 de 22/10/2013). Atualmente, a Instituição só oferece o curso de graduação em Medicina, autorizado pela Portaria MEC nº 97 de 08/02/2018) e aditado com aumento de vagas pela Portaria nº 42 de 05/02/2019.

É importante contextualizar que o Edital SERES/MEC nº 06 de 2014 foi primeiro edital de chamada pública de mantenedoras de instituições de educação superior privadas do sistema federal de ensino para seleção de propostas para autorização de funcionamento de cursos de medicina em municípios selecionados no âmbito do edital nº 03, de 22 de outubro de 2013. Para a FITS, no ano de 2016, através da Portaria nº 545, de 26/09/2016, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior aprova a proposta da SET que foi ratificada através do processo junto à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC nº 23000.002242/2015-28 no dia 10/08/2017.

O Plano de Desenvolvimento Institucional da FITS (2017-2026) traz o propósito de colaborar com a formação dos novos médicos que serão formados em coerência com o contexto social e educacional da região onde a instituição está inserida. Movida pela sua missão de “Inspirar pessoas a ampliar horizontes através da qualidade e inovação na educação para transformar realidades” a FITS vem contribuindo para o desenvolvimento do municipio de Jaboatão dos Guararapes e para o Estado de Pernambuco através da oferta da graduação de medicina e a execução de contrapartidas acordadas em seus planos e projetos apresentados no certame do Mais Médicos. 

Desde 2018, com o início da operacionalização da oferta, a FITS já realizou várias ações significativas para transformar a realidade da saúde municipal, em especial. Por isso, destacamos o histórico da instituição através da realização do seu planejamento institucional e a execução dos seus compromissos socias, bem como a avaliação interna (CPA) e externa (CAMEM) contribuíram no processo de reflexão e adpatação para a contínua evolução institucional.

Vale destacar inicialmente a implantação do Projeto Pedagógico do Curso em Medicina, na modalidade presencial, com referência na DCN do Curso de Medicina (Resolução CNE nº 03 de 20 de junho de 2014), aderente ao contexto local, preconizando a inserção do estudante no SUS. Utilizando a mesma metodologia adotada nas melhores universidades do mundo, o método da Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL, hoje, aplicado por um grande número de escolas médicas no mundo, o curso de graduação em Medicina, traz a metodologia como um diferencial na oferta da região desde 2018.

Para o Plano de formação do corpo docente, a FITS constituiu, no ano de 2019, o Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD). Esse núcleo é responsável pelas estratégias de formação continuada dos professores, sempre oferecendo cursos com certificações de diversas áreas e temas relacionados ao fotalecimento da docência. Além da formação, é preocupação da gestão institucional e do curso (NDE, NAPED), a evolução em relação a titulação e inserção em atividades acadêmicas pelos professores. Para isso, a tomada de decisão da coordenação em relação ao planejamento e estudo do corpo docente tem a colaboração dos resultados da avaliação nominal docente, promovida pela CPA. Atualmente, a Instituição possui um quadro docente composto em sua maioria por mestres e doutores. 

A evolução da infraestrutura física da FITS foi fortemente infuenciada pela voz da comunidade acadêmica através dos processos de autoavaliação institucional. O diagnóstico elaborado pela CPA contribuiu para a elaboração de orçamento e projetos de investimentos pelos gestores, sempre com anuência da Mantenedora SET. Após o início da operação em 2018, muitas melhorias foram realizadas. Já no final de 2018, a FITS realizou a primeira expansão de tutorias, criou novo laboratório morfofuncional e ampliou laboratóruo de habilidades clínicas, infraestrutura que daria suporte ao aditamento de aumento de vagas realizado através de avaliação exitosa de monitoramento. Em 2019, melhorias na área de convivência dos estudantes, expansão do acervo da biblioteca e compra de equipamentos. O ano de 2021, foi marcado pela criação de novos laboratórios como o Centro de Simulação realística (CSIM) e o Centro de Técnica Cirurgica (CTC), pela criação de área de descompressão e de uma easy kitchem para os estudantes. A infraestrutura passa por revisão constante e a gestão sempre busca melhorar as condições de convivência e trabalho dos colaboradores e dos estudantes, por isso, em 2022, novas salas de tutoria foram criadas, nova cantina (além de máquinas de snacks) e novos espaços de convivência foram entregues a comunidade acadêmica.

No que se refere ao Plano de Implantação de Residências Médicas, a FITS vem cumprindo seu compromisso com a oferta de formação de médicos com programas nas áreas prioritárias. A oferta da Pós-Graduação lato sensu, vem sendo operacionalizada pela Comissão de Residência Médica (COREME) da FITS, que foi implantada através da Portaria no 06 -E, de 02/05/2018. No ano de 2019, a FITS lança os três primeiros programas de Residência Médica em Jaboatão dos Guararapes através de autorização da Comissão Estadual de Residência Médica de Pernambuco, Medicina de Família e Comunidade (20 vagas), Clínica Médica (06 vagas), Cirurgia Geral (02 vagas).Em 2020, lança mais dois Programas, Pediatria (03 vagas) e Ginecologia e Obstetrícia (03 vagas).  Em 2021, além do credenciamento definitivo de programas, a COREME FITS também ganha aumento de vagas no Programa de Clínica Médica. O Plano de Implantação de Programas de Residência Médica da FITS foi projetado para desenvolver junto à rede de saúde do município de Jaboatão e apoiar a melhoria do atendimento a população no SUS, bem como melhorar a resolutividade no acampanhamento de diagnósticos. Os Programas possuem parcerias de instituições hospitalares importantes do estado e oportunizam a fixação de médicos em formação na rede de saúde de Jaboatão.  

A FITS, por meio de sua mantenedora a SET celebrou o convênio de educação com o município de Jaboatão dos Guararapes, por meio do Contrato de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), Portaria SESAU Nº 049, de 10 de Novembro de 2017, articulando o Curso de Medicina da FITS totalmente com o SUS Local e Regional, onde as políticas de Responsabilidade Social norteiam as perspectivas institucionais. Através da contrapartida – Plano de contrapartida ao SUS – a FITS disponibiliza 10% da Receita Operacional Bruta (ROB) do curso de medicina para benefícios na infraestrutura do SUS. Os recursos e as ações são monitoradas por um comitê gestor do COAPES com representações da sociedade e pela CAMEM em avaliações de monitoramento. Muitas ações já foram realizadas em obras, compra de equipamentos e formação de agentes de saúde.

No campo da pesquisa, a FITS adota a concepção de pesquisa enquanto princípio pedagógico de modo a incentivar a busca de informações nas atividades acadêmicas, assim como a realização de práticas investigativas por meio do Programa de Iniciação Científica.  Assim, as atividades de iniciação cientifica veem ampliando sua inserção. Também merece destaque a publicação, pela Editora Tiradentes do Caderno de Graduação, uma revista científica com artigos dos docentes e discentes do curso. 

Em consonância com a missão institucional, a Extensão na FITS ocorre mediante articulação com o ensino e a pesquisa, sob forma de atividades em projetos permanentes, garantindo a disponibilidade de algumas atividades de forma gratuita para a população de baixa renda, em especial para as comunidades circunvizinhas, reafirmando assim seu compromisso com uma inclusão social e com o desenvolvimento regional. Para a operacionalização e execução das atividades acadêmicas e admibistrativas da Extensão e Iniciação Científica, a FITS conta com uma Coordenação, a COPEX.

Também se faz importante destacar a atuação da FITS na inclusão de estudantes comprovadamente carentes na graduação através do Plano de Bolsas de Medicina. Também como contrapartida Mais Médicos, a instituição vem ofertando, desde 2018, 10% de suas vagas do curso médico para municípes de Jaboatão dos Guararapes através de processo de seleção amplamente divulgado e com critérios referendados na Lei do PROUNI (Lei nº 11.096 de 2005).

A FITS possui uma história exitosa de quase cinco anos de atuação em Pernambuco e durante sua trajetória vem contribuindo significativamente para a sociedade através da execução do seu planejamento institucional, sempre ancorado na avaliação de suas ações e na reflexão e análise de seu contexto de inserção, sempre acompanhando as demandas internas e externas.

Estrutura Física

Plano de Infraestrutura FITS

A Fits está localizada em Piedade perto de você e em rota de fácil acesso para terminais de ônibus municipais e intermunicipais. Escolha seu percurso.

Dirigentes

 

Profª Vanessa Piasson
Diretora Geral


Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, possui MBA em Gestão de Negócios e Mestrado em Administração pela UFPE. Atualmente é Diretora-Geral da Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes (FITS). Possui experiência em gestão acadêmica e administrativa em Instituições de Ensino Superior privadas. Como diretora-geral de Campus e diretora acadêmica foi responsável pela liderança e supervisão de processos acadêmicos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Liderou projetos de credenciamento institucional, para oferta em EAD e para transformação acadêmica de Faculdade em Centro Universitário. Participou de planos de reestruturação e implantação de processos acadêmicos-administrativos, capacitação docente, orientação pedagógica discente, inclusive sendo procuradora institucional perante o Ministério da Educação e membro de Comissão Própria de Avaliação (CPA). Também possui experiência em consultoria Organizacional na área de Recursos Humanos.


Diogo Galvão
Diretor Acadêmico

Mestre em Gestão Empresarial, Especialista em Gestão Ambiental e Graduado em Turismo formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência como como Diretor Corporativo de Grupo Educacional e como Procurador institucional. Na área da gestão educacional já participou de diversos cursos sobre administração de ensino superior, formação de coordenadores e planejamento estratégico junto a Consultoria Carta Consulta e a Fundação Pedro Leopoldo, em Belo Horizonte -MG. Já atuou como formador em Cursos oferecidos pelo Ministério do Turismo/Fundação Roberto Marinho e também exerceu a função de Coordenador da Equipe de Design Instrucional dos cursos de Educação a Distância do Estado de Pernambuco.

 


Rafaela Goulart
Diretora Administrativa e Financeira


Pós-graduada em MBA Finanças Corporativas, Auditoria e Controladoria pela UNIT/SE.
Graduada em Ciências Contábeis pela UNIT/SE. Certificação “International Executive Business Seminar” no Programa Internacional para estudantes da Pós-Graduação do
Grupo Tiradentes em parceria com Georgia State University, realizado em Atlanta (USA) unindo a teoria com a prática através de visita técnica em grandes empresas como CNN e
Aeroporto de Atlanta. Empreendedora Lider Coach pela Brascoaching, Analista em Mapeamento de Perfil Comportamental e Coaching Profiler pela Brascoaching, Life & Professional Coaching pela Brascoaching.


 

Arthur Filgueiras
Diretor de Marketing e Relacionamento

 

 

Graduação em Matemática. Especialização em Matemática e em Metodologias da Educação à Distância. MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado. Mestrado e Doutorado em Ciências da Linguagem. Experiencia como gerente de produtos educacionais digitais; inovação e design de novos produtos educacionais e modelos de negócio para a educação à distância. Experiência no mercado de educação corporativa com atuação nacional na modalidade de pós-graduação. Experiência como professor de cursos de graduação e de pós-graduação em áreas como gestão, educação, tecnologia e engenharias.


 

Organograma Organizacional

Código de Conduta

Introdução

Com o objetivo de oferecer um instrumento para orientação e auxílio que busque facilitar o seu dia a dia na empresa, o Grupo Tiradentes publica o Código de Conduta que, além de definir regras, visa lembrar a todo momento que nossas atitudes precisam estar sempre em sintonia com nossos princípios e valores. Mais um passo na consolidação da governança corporativa na empresa.

Saiba mais clicando aqui

Acessibilidade Arquitetônica

Confira o mapa abaixo:

FITS - Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes
  • Tel: +55 (81) 3878-5701

Privacidade de Dados