FITS promove a I Mostra de Experiências do PIESF

No último dia 17 de agosto, a Fits realizou a I Mostra de Experiências do PIESF – “Partilhando Vivências e Práticas na Atenção Primária à Saúde”. O evento dedicado a aprofundar conhecimentos e compartilhar experiências do Programa de Integração do Ensino em Saúde da Família (Piesf) contou com palestras, debates e exposição de banners dos alunos veteranos, que já atuaram bastante junto à comunidade.

Os médicos da família Marcelo Padovan e Ricardo Ferreira apresentaram características dessa especialidade médica e contaram um pouquinho das suas jornadas até a Medicina da Família e rotina nas unidades públicas especializadas. Padovan também é preceptor da FITs e Ferreira é docente na instituição.

“A Medicina da Família é uma área linda. Nós temos uma responsabilidade bem maior, pois podemos impactar muito positivamente a vida da comunidade. Temos que ser bons em tudo e principalmente, em saber como conversar, descobrir o real problema daquele paciente. Não é um trabalho fácil, mas é especialmente gratificante”, ressaltou Padovan.

Na ocasião, os estudantes ainda tiraram dúvidas e debateram acerca da especialidade médica. Durante o período da tarde, os veteranos apresentaram banners, fruto da própria experiência nas unidades de Saúde da Família de Jaboatão dos Guararapes.

PIESF – O Programa de Integração do Ensino em Saúde da Família proporciona uma formação cidadã, através do envolvimento dos universitários com a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).  “Utilizamos metodologia ativas, com estudos baseados na reflexão da prática e acerca da realidade do sistema público de saúde. Em Jaboatão, a FITS está ligada a 17 unidades de Saúde da Família”, detalhou a docente e coordenadora do Piesf na FITS, Juliana Gonçalves.

FITS - Faculdade Integrada Tiradentes

  • Tel: +55 (81) 3878-5701