COREME

A RESIDÊNCIA MÉDICA DA FACULDADE TIRADENTES DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

A Residência Médica, instituída no Brasil pelo Decreto n° 80.281, de 5 de setembro de 1997, é uma modalidade de ensino de pós-graduação voltada aos médicos. É oferecida por Instituições de Saúde, sob orientação e supervisão de profissionais médicos devidamente qualificados. Em 2005, em convênio entre a Associação Médica Brasileira (AMB) o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), houve a unificação da nomenclatura das especialidades médicas no Brasil. O termo ‘residência médica’ passou a ser utilizado somente para programas que são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

O Plano de Implantação de Programas de Residência Médica da Faculdade Tiradentes – FITS está projetado para desenvolver junto à rede de saúde do município de Jaboatão três programas de residência, a saber: Medicina de Família e Comunidade (80 vagas), Clínica Médica (10 vagas) e Cirurgia Geral (10 vagas). Com intuito de implantação imediata ao credenciamento da instituição, as vagas para os três programas de residência se dispõem no decorrer dos primeiros seis anos do curso de graduação.

Nesta perspectiva, o plano alcança o número de vagas de Residência Médica equivalente ao número de egressos do curso de graduação em medicina até o sexto ano de curso da primeira turma. Além disto, 80% das vagas serão direcionadas ao Programa de Medicina de Família e Comunidade, potencializando o cuidado na Atenção Primária do município, além de fortalecer a interdisciplinaridade, uma vez que as Unidades de Saúde da Família de Jaboatão também contam com uma residência multiprofissional em saúde do próprio município.

A execução do projeto de residência médica da Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes, por meio de sua mantenedora (Sociedade de Educação Tiradentes – SET) está desenhado com base em pactuação e convênios. A rede de saúde de Jaboatão dos Guararapes está conveniada através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), primeiro do estado de Pernambuco e, por meio deste, os serviços municipais estão disponíveis para receber os programas de residência médica. Quanto ao hospital sede dos programas, o Memorial Jaboatão, foi realizado convênio e um planejamento conjunto para receber os residentes.

Objetivos gerais de cada programa:

PROGRAMA DE CIRURGIA BÁSICA

O Programa de Cirurgia Geral tem como objetivo “Garantir o aprendizado teórico e prático nos cuidados clínicos e cirúrgicos, básicos e avançados, com tecnologia atualizada, nas afecções de maior prevalência, nas diferentes áreas cirúrgicas. Ofertar aprimoramento da assistência ambulatorial, em enfermarias, em serviços de emergência e em unidades de terapia intensiva. Oferecer formação que permita uma visão global do ato operatório, tanto no sentido técnico como nos cuidados anestésicos e gerais a serem oferecidos aos doentes.

SUPERVISOR: Dr. Rodrigo Canto Carneiro de Albuquerque Azevedo. CV.

PROGRAMA DE CLÍNICA MÉDICA

O Programa de Clínica Médica tem como objetivo geral “Oferecer ensino de qualidade aos médicos residentes na especialidade de Clínica Médica, com atividades pedagógicas, de assistência e de desenvolvimento científico que complementem a formação dos médicos residentes, aprimorando seus conhecimentos. Compromisso com ensino de excelência e assistência de qualidade, valorizando a relação médico-paciente em seu mais alto grau, e contribuindo com a formação humanistica. O programa proverá treinamento em assistência de qualidade com aplicação de raciocínio clínico, reconhecimento de dificuldades, manejo de complicações de procedimentos diagnósticos e terapêuticos bem como interpretação de dados obtidos de exame clínico, monitorização e investigação laboratorial e determinação das ações a serem consideradas ou tomadas frente a essa interpretação”.

SUPERVISOR: Dr. Hugo Moura de Albuquerque. CV.

PROGRAMA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

O Programa de Medicina de Família tem como objetivo geral “Formar médicos de Família e Comunidade, qualificados e resolutivos, com uma prática integradora e continuada, em equipe multidisciplinar, inseridos nas comunidades sob seus cuidados, atuando com foco no cuidado integral de pessoas, famílias e coletividades em que estão inseridos, desenvolvendo suas ações com base no modelo de Vigilância à Saúde e nos princípios da Atenção Primária à Saúde e integrados aos processos de educação permanente em saúde do seu território”.

SUPERVISOR: Dr. Ricardo Ferreira dos Santos Júnior. CV.

Documentos:

FITS - Faculdade Integrada Tiradentes

  • Tel: +55 (81) 3878-5701