Comitê local vai promover ações sobre Medicina

O comitê local da Fits-PE – que integra a Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA) – conseguiu aprovação da organização como projeto de extensão do curso de Medicina. A proposta é oferecer informações especializadas, ações no Instagram e eventos relacionados à educação médica. Fazem parte da equipe os alunos do 4° período: Cecília Sofia, Cristovão Pereira, Ellen Melo, Joana Perez, Joana Menezes, Letícia Melo, Natally Nobre e Saulo Borges, que recebem orientação da professora Rita de Cássia Hoffman.

Na prática, os alunos planejam a divulgação dos conhecimentos médicos e humanitários através da conta do Instagram (ifmsabrazil_fits), como já vêm fazendo desde janeiro deste ano. “Temos um planejamento estratégico com ações futuras, assim como postagens informativas. Recentemente, fizemos duas atividades no mês de maio, a palestra sobre Temáticas Cruciais à Saúde LGBTQIA+ e o I Simpósio de Vacinas e COVID-19”, adiantou Letícia Melo, presidente local do comitê. Segundo ela, a organização é conhecida e valorizada pelos alunos desde o início da faculdade, com a filiação feita na Fits em 2019 e a consolidação como comitê em 2021.

De acordo com a estudante de Medicina, com a maioria das atividades sendo realizadas de forma on-line, devido à pandemia, a ideia do projeto de extensão nasceu para abranger mais pessoas e ter a participação ativa da faculdade. “A intenção do projeto de extensão é realizar uma maior integração com a Fits e nosso comitê, compreendendo a importância do projeto na nossa formação acadêmica e profissional”, ressaltou. O contato com a comunidade também acontece através do e-mail ifmsabrazilfits@gmail.com.

Acadêmicos de Medicina

A IFMSA, que reúne acadêmicos de Medicina de mais de 120 países e tem a participação ativa da ONU – possui o Brasil como participante há 30 anos e tem como objetivo oferecer uma experiência universitária completa e diversificada para os alunos. Promovendo o conhecimento da prática da Medicina, através de palestras, workshops, simpósios e eventos, o foco é na oferta de informações junto à sociedade.

Com comitês locais realizando diversas ações e em várias faculdades do Brasil, a associação filiada da Fits tem sua participação ativa, realizando atividades online através do Instagram, principal rede de conteúdo e interação do projeto. As ações executadas também são organizadas e seguras, já que os alunos passam por capacitações e treinamentos para atender e praticar com os acadêmicos da Escola Médica ou com a população local de Jaboatão dos Guararapes.

“Queremos continuar fazendo muito mais, além de fornecer, junto com o apoio da IFMSA e da Fits, a oportunidade de Intercâmbios Clínico-Cirúrgicos e em Pesquisa, tanto nacional como internacional aos estudantes”, finalizou Letícia.