Cerimônia do Jaleco Fits 2021

As cerimônias do jaleco da Fits Piedade aconteceram nos últimos dias 24, 25 e 26 de novembro no auditório da Unit Nossa Senhora do Carmo, no bairro da Soledade, área central do Recife. Os eventos reuniram as turmas do primeiro e também dos segundo e terceiro períodos que não tiveram a celebração em decorrência das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a cerimônia tem a finalidade de reforçar a missão e responsabilidade dos futuros médicos.

No primeiro momento do evento, os alunos tiveram palestras sobre a importância e usabilidade do jaleco, principal EPI – Equipamento de Proteção Individual, para o exercício da Medicina com as Drªs Evelyne Solidonio e Tatiana de Paula. As boas vindas à vida acadêmica ficaram por conta das alunas Rayane Acioli e Mariane Mignac, ambas falaram sobre a trajetória de estudos e reforçaram o compromisso com a vida dos futuros pacientes.

“Eu desejo muito sucesso para vocês! Estaremos juntos para colocar vocês no mercado de trabalho e no mundo da melhor forma possível”, afirma a diretora geral da Fits Pernambuco, Vanessa Piasson, que também compôs a mesa diretora.

“Vocês entregaram os filhos de vocês para a gente e iremos devolvê-los a vocês médicos, não vai ser fácil, mas vai valer muito a pena”, afirma a coordenadora do curso de medicina, Drª Rita Hoffmann, que falou também sobre sua trajetória acadêmica e amor pela medicina.

Através de vídeos emocionantes, os alunos também foram homenageados, os familiares puderam declarar mensagens aos futuros médicos falando sobre o orgulho pela profissão escolhida e a dedicação à vida.

O aluno Pedro Henrique, do segundo período de medicina, fez questão de declarar a sensação da cerimônia do jaleco: “[…] Sim, a gente conseguiu (ingressar na faculdade), a gente está aqui e vamos muito mais longes”.

Durante a celebração e diante da simbologia do jaleco branco, os alunos do curso de medicina se comprometem com os ideais de pureza nas ações, na organização, na eficiência e na transparência desses serviços prestados. E acompanhados de amigos e familiares, os futuros médicos puderam posar para as tradicionais fotos vestindo o jaleco.