#APESARDAPANDEMIA: Alunas de Medicina tem artigos publicados na Revista Panorâmica - UFMT

A trajetória acadêmica deve ser de muitas conquistas. A Universidade não tem apenas a função de repassar conhecimentos para os alunos, mas também de incentivá-los a contribuir com a ciência. As estudantes Letícia Silva, Cecília Sophia e Natally Stephani, todas do curso de Medicina da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), entenderam a importância dessa contribuição e escreveram os artigos científicos “A Microbiota Intestinal e suas Relações com as Doenças do Trato Renal” e “Contribuições da Suplementação Probiótica na Depressão: Revisão Integrativa da Literatura”.

A escolha dos temas, segundo a aluna Cecília Sophina, se deu pela consideração científica de que a Microbiota Intestinal é o segundo cérebro do corpo humano. “Esse é assunto muito estudado por nós e de extrema relevância, uma vez que a cada dia se descobrem mais e mais temas que se relacionam diretamente com ele, no meio científico.”.

Sob as orientações das coord. Tatiana Santana e Rita Hoffmann, os artigos foram aprovados no Congresso Internacional de Medicina e Saúde, evento de grande importância para a área médica, e publicados na Revista Panorâmica, ligada ao evento. Segundo Rita Hoffmann, orientadora dos artigos, “ Esse trabalho é fruto das discussões de conteúdos ofertados em sala de aula. As alunas formaram um trio e nos procuraram querendo aprofundar seus conhecimentos sobre alguns temas, que apresentavam maior curiosidade. Optamos por fazer uma revisão de literatura, pela questão da pandemia dificultar a realização de um estudo com entrevistas”.

Ainda sobre o processo de construção, “Chegar nesses resultados não foi fácil. Em dois meses, foram lidos aproximadamente 187 artigos em inglês, mas as alunas aceitaram o desafio, e de fato o trabalho foi reconhecido”, finalizou.

ARTIGOS CIENTÍFICOS:

O artigo científico é um documento muito importante para a ciência e, também, para a carreira do aluno. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – NBR 6022,9.2) “O artigo científico é uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.

Aqui na Unit, os alunos são estimulados a produzirem artigos científicos a partir do primeiro período e conta com um corpo docente formado de mestres e doutores, que são experientes no assunto.

Para conferir os artigos publicados pelas alunas de medicina na Revista Panorâmica, clique aqui.