Alunos de medicina da Fits tornam-se membros convidados da ABLAC - PE

A Associação Brasileira das ligas acadêmicas de cirurgia –ABLAC, sob as orientações do Dr. Jorge Pinho, tem como principal objetivo fomentar os estudos no campo da cirurgia e difundi-lo na sociedade acadêmica, principalmente para os alunos com perfil cirúrgico.

Para isso, são promovidos diversos eventos como simpósios, congressos, cursos, workshop e produção científica. Além de apoiar, valorizar e divulgar as atividades das ligas acadêmicas na área cirúrgica, convertendo conteúdo em benefício para a sociedade, valorizando e estimulando o desenvolvimento das diversas habilidades.

Neste mês de julho, três estudantes da Faculdade Tiradentes de Jaboatão – Fits foram convidados para compor o corpo de membros da ABLAC- PE. Entre eles, Diego Reis, aluno do quarto período de medicina, que assume o papel de Conselheiro da organização.

Entendendo os papeis das organizações estudantis na formação acadêmica, Diego revela que “poder contar com uma entidade do calibre da ABLAC é um diferencial na vida do estudante de medicina. Estudar e ter contato com um assunto tão importante como cirurgia e de forma precoce é muito bom. Além disso, essas entidades valorizaram a voz do estudante, dando espaço para que ele diga o que pensa e demonstre todo o seu conhecimento, assim como adquira outros novos”.

Outros dois alunos da Fits também adentram a ABLAC-PE, uma delas é Maria Eduarda Miranda e Arllen Grael, ambos cursam o segundo período do curso. Para Maria Eduarda a oportunidade é muito significativa, “Fiquei muito contente por poder participar da ABLAC como conselheira, pois sei que essa nova etapa importante na minha vida acadêmica e irá me proporcionar muitas experiências únicas. Irei aprender muito com eles”, reforça a estudante.

Arllen também reforça a oportunidade de ampliar seus conhecimentos partir desta etapa, “fiquei muito feliz ao aderir a ABLAC, vejo como uma maneira de expandir meus conhecimentos na área cirúrgica, além de grandes experiências na minha fase acadêmica que a liga pode proporcionar”.

ATUAÇÃO E INOVAÇÃO DURANTE A PANDEMIA

“Devido a pandemia, a ABLAC criou um projeto incrível, chamado: Cirurgia em casa. Esse projeto de alta qualidade científica conta com grandes cirurgiões que atuam no nosso estado e são convidados a ministrarem aulas de até 1h30 com temas importantes na área da cirurgia, as aulas acontecem no YouTube. No momento, minha função é a divulgação dessas aulas através do Instagram, trazendo novas ideias que possam agregar conteúdo na comunidade acadêmica, principalmente na Fits, além de participar de reuniões da Associação”, relata Diego.