Alunos de Medicina orientarão pessoas que moram na rua

Alunos de Medicina da Faculdade Tiradentes (FITS) vão orientar pessoas que moram na rua a manterem hábitos sanitários saudáveis na pandemia. A ação ocorrerá por meio de parceria entre a Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFC) da instituição de ensino e o Centro de Referência Especializado para a população em situação de rua, o Centro POP. A unidade é um local de apoio a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e utilizam as ruas como local de moradia e sobrevivência.

Na semana passada, os estudantes começaram a visitar o centro para conhecer a equipe e entender as dificuldades para planejar e desenvolver ações futuras. Entre as medidas, palestras e dinâmicas envolvendo a importância da higienização, discussão sobre o coronavírus e orientação sobre os cuidados em relação a diversas doenças. “Estamos criando um plano de atividades que ajudem os usuários na manutenção dos hábitos sanitários na pandemia”, esclareceu Lívia Leandro, presidente da LAFSC. Segundo ela, as ações acontecerão de forma presencial, às terças e quintas-feiras. “Eles ficam bem felizes de receber essa atenção. É bem gratificante. Eles se sentem úteis, além de ajudar a resgatar o sentimento de cidadão que a vivência da rua toma”, salientou a estudante de Medicina.

Convívio

Os alunos de Medicina atuarão na unidade do Centro POP, em Jaboatão dos Guararapes. Lá, já são oferecidos serviços e atendimentos de sociabilidade e os usuários recebem alimentação, higienização e assistência de profissionais especializados, como psicólogos. “Eles ajudam essas pessoas em situação de rua a se reinserir no mercado de trabalho, no convívio com a sociedade e a conseguir assistência médica”, explicou Lívia.

Apoio à comunidade

A LASFC busca novos ambientes para praticar e levar conhecimento médico. Enquanto estudantes, eles procuram sair da unidade de saúde e vivenciar outros aparatos que fazem parte da rede, como instituição que ajudam a comunidade e todo o sistema. “Fechamos parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Jaboatão dos Guararapes e agora com o centro POP. É um momento legal, em que todos se reúnem para falar como se sentem, igual uma roda de apoio. Nesse momento, nós fazemos as ações de educação em saúde”, contou a presidente da Liga.