Alunos de Medicina da Fits incentivam doação de sangue pelas redes sociais

É fato que a doação de sangue salva vidas. Mas, na prática, a adesão só acontece com muito incentivo. Só para se ter ideia, com o lockdown, os estoques de sangue nos hemocentros de muitos estados caíram entre 15% e 20%, de acordo com o Ministério da Saúde. Um caminho é mobilizar e sensibilizar pessoas para ajudar a amenizar essa realidade. Foi quando surgiu o projeto de extensão Educar, Para Doar (@educarpdoar_), de iniciativa dos alunos de Medicina do 4° período da Faculdade Tiradentes (Fits) para informar e incentivar a população sobre a importância da doação de sangue.

Recém-aprovado, o projeto vai desenvolver ações virtuais via redes sociais. A etapa agora é planejar futuras ações e postagens no Instagram, Youtube e Tik Tok. Algumas das ideias consistem ainda em confeccionar um formulário eletrônico para a identificação de possíveis doadores e a elaboração de cartilhas informativas e vídeos. “Nossos planejamentos serão direcionados para uma mudança no número de doadores e uma população mais enriquecida sobre a importância da doação de sangue”, ressaltou a estudante e uma das participantes, July Lucio. Ela informou que as dúvidas serão respondidas na conta do Instagram (@educarpdoar_).

A expectativa é que o projeto alcance sucesso e motive cada vez mais pessoas. “É com muito orgulho que apresentamos o projeto, já que sabemos que não apenas o estado de Pernambuco, mas todo o Brasil tem urgência em manter as bolsas de sangue em quantidade satisfatória para atender a população”, finalizou July.

Voluntário

Sendo um projeto voluntário e coordenado pela professora Maria Juliana Dantas, da matéria Histologia e Embriologia, o Educar para Doar busca também desmistificar a doação e captar mais doadores. “Os objetivos incluem sensibilizar a comunidade, identificar perfis de potenciais doadores, estimular pessoas entre 16 e 69 anos a se tornarem ou continuarem a doar sangue, e desenvolver materiais educativos a respeito da doação de sangue nas mídias”, explicou July.