Alunas de Medicina criam a Liga de Dermatologia da Fits-PE

Inserir estudantes de medicina na área da dermatologia: esse é o objetivo da Liga de Dermatologia da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) Pernambuco.  Quem compõe o projeto são alunas do terceiro e quarto período do curso: Letícia Dall’Agnol, Monique Cunha, Letícia Santana, Nathalia Sobral, Mariana Mahon, Nylane Vieira e Jobiany Rocha, sob orientação da médica dermatologista e professora Marcia Horowitz.

As atividades são diversas, voltadas para o conhecimento, aprendizado e práticas das estudantes: “é a inserção na rotina da dermatologia, proporcionando o contato com pacientes da atenção primária e da rede privada, visando o aprofundamento dos conhecimentos na área dos tratamentos das afecções da pele, os princípios de diagnósticos, além de aperfeiçoar as bases intelectuais, construindo assim um aprendizado consistente e sólido da ciência médica dermatológica”, explicou Letícia Dall’Agnol, estudante de medicina e presidente da Liga.

A Liga é nova, e começou suas atividades em julho de 2022. Porém, antes mesmo dela existir, a ideia já tinha surgido entre as estudantes participantes, por causa da identificação de todas com a área. “A ideia surgiu da diretoria da Liga. Desde o início do curso, nós já pensávamos em fundar a liga para aprofundar os nossos conhecimentos e pela nossa paixão pela área. Estamos muito felizes pela oportunidade e sabemos que é apenas o início de muito trabalho pela frente”, contou Letícia.

Importância

Sendo um projeto voluntário, sob a orientação da médica dermatologista e professora Márcia Horowitz, a Liga une teoria e prática, para ajudar ainda mais no aprendizado e na vivência das estudantes, com encontros semanais em que são discutidas ações internas, apresentações de seminários com temas da dermatologia e atividades realizadas no ambulatório da Policlínica Leopoldina Tenório, em Jaboatão dos Guararapes. “A Liga é importante para aproximar os ligantes da realidade da dermatologia, contribuindo não só para a construção da sua base teórica, mas também levando o estudante para ter o contato com a comunidade, através de ações educativas e estágios, mostrando a importância do dermatologista para a sociedade”, pontuou a presidente da Liga.

Futuro

O projeto também conta com perfil no instagram (@derma.fits), onde são feitas publicações sobre dermatologia e casos clínicos, interagindo com a comunidade. E os planos não param.

“Temos diversos planos para o futuro, seja na parte científica, de pesquisa ou de extensão, como também na parte prática, pretendemos aumentar a quantidade de estágios. Além disso, em uma realidade mais próxima, pretendemos ainda este ano abrir o edital de ligantes para os estudantes de medicina. Então fiquem ligados em nossas redes sociais para maiores informações”, contou Letícia Dall’Agnol.