Adoçantes fazem mal à saúde?

Quando resolvemos mudar a nossa alimentação visando a saúde ou perda de peso, é muito comum que substitutos para o açúcar sejam procurados, como os adoçantes artificiais. Eles podem ser facilmente encontrados nas prateleiras dos supermercados e se tornam muito práticos na hora da alimentação, mas será que não causam prejuízos à saúde?

Um estudo recente, publicado na revista científica Cell, mostrou que o uso prolongado de adoçantes altera a microbiota intestinal, afetando diretamente a quantidade de bactérias. O nosso corpo conta com vários microorganismos para o seu bom funcionamento, no caso da microbiota intestinal (ou flora intestinal), esses microrganismos (vírus, fungos e bactérias) são responsáveis por habitar o trato gastrointestinal e regular a absorção de nutrientes e minerais, além de fortalecer o sistema imunológico, controlar a proliferação de bactérias que causam doenças e produzir cerca de 90% da serotonina do corpo. Quando ocorrem alterações, é possível que a saúde física e mental sejam afetadas.

Um outro problema que o uso de adoçantes pode causar é justamente o ganho de peso, isso porque as pessoas acreditam que por estarem consumindo alimentos saudáveis e adoçados, podem ingerir quantidades maiores. Assim como o açúcar, o consumo  excessivo dos adoçantes artificiais também faz mal, seu uso deve sempre ser orientado por médicos e a dosagem máxima deve ser respeitada de acordo com a embalagem – que é regulada pela IDA (Ingestão Diária Recomendada) da Anvisa.

FITS - Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes
  • Tel: +55 (81) 3878-5701

Privacidade de Dados