A VIDA PÓS-COVID: projeto de extensão da Liga Acadêmica de Cardiologia Clínica e Cirúrgica da Fits pretende combater as sequelas da doença

Promoção de eventos, aulas teóricas e compromisso com a expansão do conhecimento dos membros na área da cardiologia ambulatorial, emergencial, intensivista e cirúrgica. Esses são alguns dos objetivos da Liga Acadêmica de Cardiologia Clínica e Cirúrgica da Fits, composta por alunos do 6º período do curso de medicina cativados pela cardiologia e com o propósito de conquistar maiores vivências na especialidade ainda durante a graduação.

A LICARDIO foi aprovada e regularizada recentemente, em 29 de julho de 2022, iniciando suas atividades oficiais. Apesar do pouco tempo, os integrantes da Liga possuem diversos planos para o futuro, como a ampliação dos campos de estágios, oportunidades de aprendizado de temas cruciais da cardiologia para a comunidade acadêmica através de seminários, palestras ou workshops. Além disso, a LICARDIO também pretende se voltar à comunidade de Jaboatão dos Guararapes por meio de ações e projetos, como é o caso do “A VIDA PÓS-COVID: Combatendo as sequelas da COVID-19, por meio da Reabilitação Cardiopulmonar na Atenção Primária à Saúde”, ação fixa e campo de atuação da liga.

Guiada pelo tripé ensino, pesquisa e extensão, a Liga conta com três orientadores e vários colaboradores cardiologistas e cirurgiões cardiovasculares nacionais e internacionais, que, através de aulas expositivas e discussões de casos clínicos, de maneira online ou presencial, repassam ensinamentos. Na parte prática, os estudantes conseguem, por meio dos estágios, por exemplo, no  pré e no pós operatório de cirurgia cardiovascular do Hospital Agamenon Magalhães, adquirir familiaridade com as manifestações clínicas, com o perfil de exames e equipamentos de um paciente cardiopata.

“Todo esse preparo é refletido na comunidade, seja a curto prazo, impactando positivamente nos estágios da grade curricular e estimulando projetos de promoção à saúde, seja a longo prazo, quando os membros da liga e a comunidade acadêmica impactada prestaram serviços de melhor qualidade na prática médica”, comenta a organização da LICARDIO.

Através do instagram @licardio.fits ou do e-mail licardio.fits@gmail.com é possível acompanhar as atividades da Liga e tirar dúvidas.

Conheça os integrantes da LICARDIO:

• Weslley Jonathan Lopes da Penha;
  • Lívia Leandro de Souza Pereira;
  • Milena Maria da Silva Aguiar;
  • Marina Rios Caldas;
  • Geovani Andriel Alves Martiniano da Silva;
  • Yorhana Carla de Farias;
  • Bianca Francine Ferreira Cavalcanti;
  • Gutemberg Rogerio da Silva;
  • Letícia Kelly Melo Santana.