O consumo de leite traz diversos benefícios para a saúde

O leite e seus derivados, como queijos, manteiga e iogurte, são alimentos muito presentes na alimentação da maioria dos brasileiros. Culturalmente falando, são muito comuns hábitos como tomar um copo de leite antes de dormir, ou comer um sanduíche com algum tipo de queijo pela manhã. Do ponto de vista nutricional, a bebida é uma importante fonte de proteínas e de cálcio, além de diversos outros sais minerais e vitaminas.

Por conter proteínas de alto valor biológico, o leite auxilia no ganho de massa muscular, mas também na construção da pele, de cabelos e unhas, e também de alguns hormônios e enzimas. As proteínas são consideradas de alto valor quanto têm maior quantidade de aminoácidos essenciais e são facilmente absorvidas pelo corpo. Além disso, a bebida contém bons índices de magnésio, sal mineral que auxilia na contração muscular e ajuda a prevenir a osteoporose.

O cálcio é um outro sal mineral que traz benefícios para os ossos, participando da formação do tecido ósseo, principalmente aliado à vitamina D, que também está presente no leite e facilita a absorção desse sal mineral. A vitamina D também auxilia na produção dos hormônios do prazer, podendo ajudar no tratamento da depressão. Além dessa, o leite também contém vitamina B12, presente em uma série de alimentos de origem animal. Uma das principais funções dessa vitamina é auxiliar no sistema nervoso, através da comunicação entre os neurônios, além de melhorar a disposição física e mental.

O leite também auxilia na perda de peso, ao contrário do que muitos pensam. Por causa das proteínas, e também das gorduras, ele é digerido lentamente no estômago, aumentando a sensação de saciedade e controlando o apetite. Além disso, o cálcio se liga às gorduras consumidas, tornando-as insolúveis, o que faz com que sejam eliminadas nas fezes. O mineral também atua no paratormônio, um hormônio que diminui a deposição de gordura.

Em relação aos lipídios presentes, o alimento pode ser dividido em três tipos: integral (com 3% de gordura), semidesnatado (0,6 a 2,9%) e desnatado (com menos de 0,5%). Essas gorduras, apesar de saturadas, não são completamente prejudiciais. Além de favorecerem a saciedade, os lipídios preservam a absorção das vitaminas A e D, que são lipossolúveis, e elevam os níveis do HDL (o colesterol bom). No entanto, o consumo de leite com menos gordura pode ser preferível para alguns pacientes que convivam com alguma condição de saúde, a depender de indicações médicas ou de nutricionistas.

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados