Medicina sempre foi o sonho da aluna Juliany Gomes

“Sempre quis Medicina e não me imaginava fazendo outra coisa”, conta Juliany Gomes, estudante do 6° período de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits), localizada em Goiana. Até começar de fato o curso, a jovem percorreu um caminho de muita determinação e estudos, que começou, principalmente, no 3° ano do Ensino Médio. “Saí do interior onde eu morava e fui para o Recife, que tem mais oportunidades de cursinhos para me preparar melhor. Estudei por três anos e meio. Foi uma batalha”.

Mesmo não conseguindo passar nas primeiras tentativas, Juliany não perdeu as esperanças. “Um dia cheguei em casa, muito cansada, depois de um dia inteiro no cursinho. Minha irmã e meu cunhado, que sempre me estimularam muito, assim como meus pais, falaram do vestibular da Fits. Então, coloquei minha nota do ENEM e, depois de alguns dias, recebi a notícia da aprovação. Fiquei muito feliz. Todos ficaram felizes”, detalha. 

A partir daí, começou a cursar na faculdade, local onde Juliany já produziu e vem produzindo inúmeros trabalhos e projetos. Recentemente, ela participou do evento Mutirão Zero Filas, promovido pela Secretaria de Saúde de Goiana, em parceria com a Fits. A ação ofereceu consultas médicas em diversas especialidades com o objetivo de diminuir a fila de espera por atendimento no ambulatório da cidade.

Juliany, juntamente com outros dois estudantes, atuou auxiliando os médicos na realização de alguns exames, entre eles, a retinografia, que tira uma fotografia da retina e serve para analisar o fundo do olho, detectar alterações e realizar rastreamento de doenças como glaucoma e diabetes. “Havia muita gente no local. Atendemos muitas pessoas com comorbidades, recebemos orientações dos médicos e pudemos utilizar o retinógrafo, aparelho que já tínhamos aprendido a usar em sala de aula. Foi importante para aqueles pacientes porque a retinografia é um exame muito requisitado e eles estavam tendo acesso de forma rápida. Conseguimos fazer muitos encaminhamentos e explicar tudo para eles”, conta. 

Ela acrescenta que o Mutirão, além de ter sido crucial para a cidade, foi fundamental para ela. “Agregou muito no meu currículo. Consegui avançar em experiência e trabalhamos de forma muito segura. Sem contar que a Fits veio ao município para somar. A saúde de Goiana está evoluindo e eu sou  grata por estar fazendo parte disso”.     

Juliany finaliza dizendo que acredita estar no caminho certo. “É o que me motiva e me dá forças para continuar estudando, principalmente porque tudo muda muito rápido dentro da Medicina, temos que estar sempre nos atualizando e buscando conhecimento fora da faculdade”, finaliza.

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados