Longevidade é tema de evento da Fits
No dia 27 de setembro, a Faculdade Tiradentes (Fits) — localizada em Goiana — realizou o “Escrevendo Longevidade”. O evento, que teve início às 8h, teve o objetivo de enaltecer pessoas que já chegaram à terceira idade, mas que seguem sendo ativas e protagonistas das próprias vidas. Essa ação – organizada em parceria pela Biblioteca, Núcleo de Apoio Psicológico e Psicossocial (NAPPS) e pela Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) da Fits Goiana – aconteceu em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, que é celebrado no dia 1º de outubro. Nessa mesma data, em 2003, foi promulgado o Estatuto da Pessoa Idosa. Por isso, em 2006, foi assinada a Lei nº 11.433, que instituiu a data comemorativa.
Programação
O evento contou com a realização de uma exposição de fotografias e outros trabalhos de artistas da terceira idade, como Dra. Jussara Valverde e Dra. Arlinda Lamêgo, Miriam Dourado (Membro Titular da Academia de Artes e Letras de Goiana), Rachel Carrilho, Melchíades Montenegro Filho, Antônio Nelson, entre outros. “Todas essas pessoas seguem escrevendo suas poesias, publicando seus livros, pintando suas telas e renovando seus trabalhos artísticos enquanto vivem”, destaca Joana D’Arc, bibliotecária da Fits e uma das organizadoras do evento.
“É muito importante esse tipo de evento para a gente sensibilizar cada vez mais a população sobre a abordagem de pessoas na fase avançada de vida, com a longevidade. Isso tem mudado muito o paradigma da sociedade e é sempre bom trazermos isso à tona. Devemos acolher melhor os nossos idosos”, avalia Dr. Renê Brito, Residente no Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Fits.
Além disso, houve a inauguração do “Bora Ler” na biblioteca da instituição, espaço voltado para leitura, doação e troca de obras. Também aconteceu a apresentação de produções científicas. Como exemplo, está o trabalho que resultou no artigo “The High Prevalence of Iatrogenia in the Elderly Population Linked to the use of Polypharmacy”, escrito por Eloiza Uchôa, estudante da Fits, com orientação da professora Audivane Matias Barbosa. A pesquisa trata dos efeitos colaterais que podem resultar, em pessoas idosas, do uso de vários medicamentos.
Eloiza pondera sobre a importância de mostrar tudo que é fruto de pesquisas dentro do ambiente acadêmico. “É importante a gente expor o que construímos aqui na Faculdade para, além de incentivar as pessoas, mostrar o resultado de tudo que conseguimos colher nesses momentos”, diz. Além disso, ela destaca quais expectativas tem com a publicação do seu trabalho. “Espero crescer como profissional e conseguir ajudar ainda mais pessoas com esse artigo, trazendo informação de qualidade”, complementa.