Chama a Fits: projeto leva conhecimento às escolas públicas

A população do município de Goiana, extremo norte da Região Metropolitana de Recife, possui cerca de 15 mil crianças e adolescentes em idade escolar, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estas, tanto na escola quanto fora dela, estão suscetíveis a pequenos acidentes como quedas, cortes, afogamentos, asfixia por alimentos ou objetos, queimaduras e outros que podem ser fatais, principalmente quando não existem primeiros socorros eficientes. 

Visando isso, alunos do curso de Medicina da Faculdade Tiradentes de Goiana, sob orientação do professor Alberto Lima, criaram o projeto de extensão  “Chama a FITS: Estratégia Educacional em Suporte Básico de Vida nas escolas”, parceria com o SAMU Goiana e as secretarias municipais de Saúde e de Educação. 

Objetivando a ampliação do conhecimento dos discentes, docentes e colaboradores das instituições de ensino público da cidade sobre o Suporte Básico de Vida (SBV) – conjunto de medidas tomadas em situações de emergência para reduzir danos e evitar o risco de morte – os estudantes já visitaram duas escolas e pretendem visitar mais cinco, em breve. 

De acordo com os alunos responsáveis pelo projeto, espera-se que o público-alvo seja capacitado para atuar de forma rápida e imediata em situações de emergência médica, enquanto aguardam a chegada da ambulância, para diminuir o risco de agravamentos e/ou piora dos sintomas apresentados pela vítima.

Alunos responsáveis pelo projeto: Arthur Eder Meira de Vasconcelos Oliveira Filho, Fernando Clayton Silva Alves Leão, Giseli Maria de Araújo, Jaqueanny dos Santos Oliveira, Juliany Pinto de Lima Gomes, Meydson Keven Moreira Albuquerque, Rayana Erine Mesquita Mendes e Teresa de Jesus de Melo Cavalcanti.

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados