Aluna de Medicina da Fits conta diferencial para a carreira após experiência em projeto de extensão

Um projeto de extensão, cuja proposta é exploração de novos conteúdos acadêmicos, diversas práticas e contato com a comunidade, pode evoluir e se transformar em uma experiência positiva e carinhosa. Foi o que aconteceu com a aluna do 7° período de Medicina, Rayanne Acioli, que lembra até hoje de sua ação na Unidade de Saúde da Família (USF), no bairro Curcurana, localizado em Jaboatão dos Guararapes, onde aprendeu sobre acolhimento, empatia e cuidado.

Sob orientação dos professores Alberto Luiz e Juliana Gonçalves, a equipe criou o projeto Saúde como direito universal: projeto de atenção à saúde a uma população assentada no bairro Curcurana – Jaboatão dos Guararapes. Nele, o grupo teve como objetivo atuar na atenção à saúde aos moradores da região, na perspectiva da promoção e educação popular. “Fizemos várias atividades lá. Entre elas, oficinas sobre tratamento da água, palestras sobre planejamento familiar e saúde da mulher, foi traçado o perfil epidemiológico da população, atividades coletivas de âmbito interdisciplinar envolvendo minha equipe e a da USF da comunidade e a criação de prontuários das famílias”, contou Rayanne.

O projeto contou com diversos desafios, como a perspectiva de pensar no coletivo, a reflexão do cuidado na medicina e a capacidade de evoluir e transformar a realidade de muitas pessoas. “Lidar com uma realidade muito distinta da minha me fez refletir sobre a responsabilidade social que tenho para contribuir na redução dessas desigualdades. A invisibilidade social existe em muitas comunidades e precisamos dar atenção à elas, porque são histórias, culturas e experiências que nos agregam”, refletiu.

Sobre a condição do assentamento de Curcurana, Rayanne diz que existem problemas que ela ainda não tinha presenciada, o que tornou o projeto diferente e a fez pensar em ajudar e melhorar o ambiente dos moradores. “O assentamento não possui saneamento básico, água tratada e eletricidade, além das famílias que ali habitam sobreviverem por meio de doações ou trabalhos informais. Isso gera um grande impacto direto saúde e qualidade de vida deles”, afirmou a estudante.

Vínculo duradouro

A equipe do projeto e as famílias e funcionários da USF do bairro estabeleceram uma união de carinho através da experiência e da atenção prestada, além das conversas e ajudas oferecidas. “O vínculo que eu e minha equipe construímos trabalhando no projeto e o brilho no olhar das pessoas que ajudamos é gratificante. Até hoje somos recebidos com muito respeito em Curcurana. O projeto aconteceu em frente a USF em que faço estágio, então estou sempre em contato com eles. Retornar lá e ver que eles estão acolhidos e que, de certa forma, mudamos a realidade de alguns, é sinal de que o trabalho foi cumprido e a educação tem o poder de transformar”, falou.

Importância das atividades de extensão

Rayanne ainda reitera a importância e a necessidade dos projetos de extensão na vida do universitário, já que sentiu como eles agregam no processo acadêmico: “as atividades proporcionam responsabilidades sociais, desenvolvimento de novas habilidades e competências, nos leva a praticar o que estudamos e gera um crescimento pessoal e profissional. Fazemos a mudança que queremos no mundo através das nossas atitudes”, finalizou.

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

• Tel: +55 81 3878-5701