A importância do orientador no projeto de extensão

Um projeto de extensão é um modo de praticar, aprofundar conteúdos aprendidos na faculdade, debater e interagir com outros alunos e a comunidade fora de sala de aula. Um membro essencial do funcionamento dessas ações é o professor orientador, que vai debater assuntos, selecionar temas e direcionar os estudantes ao caminho de um trabalho bem feito, acessível e transformador.

Primeiros-socorros
Quem sabe bem disso é Tainah Dias, estudante de Medicina do 3° período da Fits. Ela participa de um projeto de extensão, o ABC da Urgência, uma iniciativa educativa para levar conhecimentos sobre primeiros-socorros a estudantes de escolas públicas de Jaboatão dos Guararapes, via Instagram.

A participação dos orientadores já começou daí: “A conta do Instagram do nosso projeto surgiu por influência dos nossos orientadores Carlos Eduardo e Raone. Eles trouxeram a ideia de aproveitar as redes sociais para disseminar conhecimento usando as plataformas disponíveis nela e nos auxiliam em várias correções, dão opiniões e ideias para gente melhorar”, contou. Carlos Eduardo é Doutor em Tecnologias Energéticas e Nucleares, líder de radiologia do Hospital São Marcos e professor de Imaginologia da FITS e Raone Araujo é médico pós-graduado em Ciência da Saúde pela UFPE e proficiente em Urgência e Medicina Intensiva. 

Como escolher um orientador

Na hora de escolher um professor para orientar um projeto de extensão, é interessante ver as linhas de pesquisa, os interesses pessoais, locais de estudo e atuação do profissional. Foi isso que a equipe de Tainah procurou: “No momento em que estruturamos o tema do projeto, pensamos em professores que trabalhassem com a área da pesquisa de extensão escolhida e que se encaixassem no perfil do edital que a faculdade disponibiliza. Os professores Carlos e Raone aceitaram o convite e começamos a trabalhar em parceria com eles”, lembrou. 

Tainah aconselha ainda que, na hora da procura e escolha da orientação, os interesses em comum prevaleçam. “O conselho é sempre buscar um orientador que tenha domínio do tema a qual você deseja trabalhar, para ter mais auxílio e enriquecimento no planejamento do projeto”, finalizou.

COPEX

Através da Coordenação de Pesquisa e Extensão do Grupo Tiradentes (COPEX), alunos e professores conseguem encontrar estímulo e incentivo em atividades e ações de extensão, principalmente em assuntos voltados à ciência e ao apoio à comunidade. Com editais de seleção de candidatos semestralmente, as oportunidades de conhecimento e aprendizados são inúmeras. 

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados