Ginástica laboral ajuda a prevenir problemas na saúde dos trabalhadores
A produtividade no ambiente de trabalho está relacionada a diversos fatores, e um deles é a saúde. Quem trabalha em uma mesma posição por muito tempo, ou realizando movimentos repetitivos, pode ter alguns prejuízos nas articulações, na coluna, ou em outras partes do corpo. Funcionários de escritório, que passam horas sentados em frente ao computador, por exemplo, podem desenvolver lesões por esforço repetitivo (LER) ou doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho (DORT), além de dor e desconforto. Por isso, a ginástica laboral ajuda esses trabalhadores a evitar essas complicações.
O que é ginástica laboral
A ginástica laboral é uma maneira de enfrentar problemas no sistema musculoesquelético associados ao trabalho. Trata-se de uma rotina de exercícios de alongamento e mobilidade, que devem ser planejados e supervisionados por um profissional. Cada função tem suas particularidades e, por isso, os exercícios devem ser adaptados para cada ambiente de trabalho. A ginástica laboral ajuda a minimizar os impactos de movimentos repetitivos ou má postura. Assim, os principais benefícios incluem a melhora de dores, alívio da tensão muscular e do estresse, melhorias na saúde física, mental e espiritual e aumento da disposição. Tudo isso acaba levando também para um aumento na produtividade.
Rotina
De maneira geral, as sessões duram apenas de 10 a 15 minutos e podem ser realizadas antes, durante e depois do expediente, com objetivos diferentes. A ginástica laboral preparatória, que acontece no início da jornada de trabalho, tem o intuito de aquecer os grupos musculares mais utilizados no expediente. Já a ginástica laboral compensatória ou de pausa, que é feita durante a jornada, serve para minimizar os impactos em áreas que estejam mais sobrecarregadas. Ao final do expediente, é realizada a ginástica laboral de relaxamento, que tem o objetivo principal de amenizar a fadiga e o cansaço muscular, e promover relaxamento físico e mental.
Partes do corpo exercitadas
Os exercícios envolvem o alongamento da musculatura da coluna cervical, para prevenir a tensão no pescoço, causada pela má postura, e também para preservar a mobilidade e a amplitude dos movimentos. Exercícios para a coluna e para os ombros também são indicados para evitar problemas posturais. A estabilidade da coluna também pode ser trabalhada com exercícios para a lombar e para as pernas. Até mesmo o cotovelo, os punhos, os antebraços e os dedos são exercitados, para evitar a fadiga excessiva e o encurtamento da musculatura. Mas vale lembrar que os exercícios devem ser acompanhados por um profissional, pois, sem orientação correta, a ginástica laboral pode lesionar seriamente ligamentos, articulações, músculos e ossos.