Fits organiza Café Terapêutico
A escuta ativa é uma habilidade fundamental para estudantes de Medicina, pois, além de simplesmente ouvir as palavras dos pacientes, um médico precisa prestar atenção total ao que está sendo dito, compreendendo o contexto emocional e físico das queixas e respondendo de forma precisa. O evento Café Terapêutico foi criado para, além de outros objetivos, desenvolver essas habilidades empáticas nos alunos da Faculdade Tiradentes, localizada em Goiana. Nessa ação, é marcado um encontro em grupo em que os participantes falam sobre suas emoções. A próxima edição acontece no dia 24 de setembro, a partir das 15h, e as inscrições devem ser feitas através do Magister.
O evento está sendo organizado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) e será conduzido pela psicóloga Renata Mendes e pela psicopedagoga Cristiane Lima.
“O Café nasceu com o propósito de proporcionar aos nossos estudantes um espaço acolhedor para reflexões sobre o manejo das emoções, o trabalho em equipe e o respeito ao próximo. Além disso, visa auxiliar os participantes no desenvolvimento da escuta ativa, promovendo o aprendizado a partir das experiências compartilhadas. Essa iniciativa tem grande relevância tanto para a formação acadêmica em Medicina Humanística, um dos pilares de nossa abordagem na Fits, quanto para o crescimento pessoal de cada um”, explica Cristiane.
Importância da escuta para a prática médica
Na prática médica, a capacidade de ouvir ativamente permite que o futuro médico colete informações mais detalhadas e relevantes para o diagnóstico e tratamento, evitando mal-entendidos e erros clínicos. Além disso, a prática fortalece a relação médico-paciente, gerando confiança e promovendo uma comunicação mais eficaz, o que é essencial para oferecer um cuidado humanizado.
Desenvolver essa competência desde o início da formação acadêmica prepara o estudante para ser um profissional mais atencioso, ético e capacitado a lidar com a complexidade do ser humano, tanto do ponto de vista físico quanto emocional.