Estudante da Fits fala sobre amor pela Medicina
A maior proximidade com a área da Saúde e a inspiração em uma pessoa da família foram os motivos que levaram Rayana Mendes, de 25 anos, a cursar Medicina. A estudante, que está no 7º período do curso na Faculdade Tiradentes (Fits) — localizada em Goiana —, sempre se interessou pelo corpo humano. “Sempre tive curiosidade de como funcionava o corpo, como uma doença agia, o que é que a gente poderia fazer para salvar alguém, para curar alguém, para cuidar de alguém. E, quando eu era muito pequena, eu dizia para minha mãe ‘eu quero ser médica de tirar bebê da barriga’, porque temos ginecologista na família”, conta.
A aluna chegou a cursar um ano de Enfermagem em outra instituição, mas acabou decidindo seguir o sonho de cursar Medicina. “Eu já estou realizando o meu sonho, porque o ‘virar médico’ é construído. Então, eu estou sendo construída. A médica em mim está sendo construída, e essa vivência, essa experiência toda que eu estou tendo é muito realizadora, eu me sinto realizada desde já. Sempre tive esse desejo de me tornar médica e poder ajudar os outros. Não somente com a parte curativa, mas também em relação a manter o cuidado, aquele lado humanizado”, reflete.
Atividades extracurriculares
Na faculdade, Rayana é vice-presidente da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAUET) e se sente realizada na função. “Nós realizamos diversos tipos de ações. Focamos mais na capacitação dos nossos integrantes, mas nós já realizamos aulas para o público de fora também, no caso, outros estudantes da área de saúde e profissionais”, detalha. “Essa prática vai ajudar a nos tornar profissionais que, além da carga teórica, terão a carga prática”, acrescenta.
A aluna também participa de um projeto de extensão intitulado “Chama a Fits”, que tem o objetivo de ampliar o conhecimento da comunidade acadêmica sobre medidas a serem tomadas em casos de emergência. “Ele nasceu antes da Liga e foi com ele que realmente soubemos que a gente queria criar essa Liga Acadêmica. É um projeto sensacional, levamos os primeiros socorros para as crianças, para os professores, para os responsáveis”, narra.
Experiência na Fits
Rayana pontua também sobre os benefícios de estudar na Fits. Segundo a estudante, a instituição oferece todo o suporte e apoio necessário aos discentes, com uma estrutura completa e professores capacitados. “Eu acredito que a metodologia ativa é diferencial. Eu já fiz um ano de uma faculdade tradicional antes de entrar em Medicina e eu vejo a diferença”, complementa.
Futuro profissional
“Eu gostaria, por exemplo, de fazer pós-graduação, fazer uma residência, que eu ainda estou escolhendo qual seria a especialidade, mas ainda tem tempo. Os meus objetivos seriam conseguir promover o bem-estar das pessoas que passarem por mim”, pondera Rayana, sobre seu futuro profissional.
Dentre as opções de especialidades da estudante, ela menciona a Psiquiatria, que foi seu primeiro desejo ao ingressar na Medicina. “Eu realmente gosto muito dessa área de saúde mental, mas entrei e me apaixonei perdidamente pela Neurologia. É uma parte que me fascina bastante”, confessa. Outras especializações que passam pela mente de Rayana são a Medicina da Família e Comunidade, e Urgência e Emergência.