Estudante da Fits conta sobre planos e objetivos na área da Medicina
“Dizem que nós escolhemos a cidade onde nos sentimos bem, mas, no meu caso, Goiana me escolheu e aqui estou, a cada dia, realizando o meu chamado nessa vida”, diz Isabela Santos, estudante do 6º período de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits), localizada em Goiana.
A Medicina faz parte desse chamado e a jovem conta que descobriu isso ainda enquanto pequena. “Sempre vi o corpo humano como um mistério a ser desvendado e perguntas não faltavam, com isso, foi crescendo dentro de mim a vontade de fazer Medicina. Amava ir nas consultas com meus familiares e ficava encantada como os médicos conseguiam resolver, de forma humana, questões de saúde”, explica.
Isabela gosta de ajudar pessoas, de entender suas histórias e seus sonhos. “Com isso, a Medicina me mostra que cuidar das fragilidades e compreender as individualidades dos pacientes em vários contextos, amplifica ainda mais esse meu amor pela área”, afirma.
Na graduação, já conseguiu realizar vários trabalhos, contribuindo, assim, com o ensino, a pesquisa e a extensão, características indispensáveis para a Fits. Uma de suas contribuições é a participação, como presidente, na Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade, que visa divulgar e estimular a saúde. “Me tornei presidente com o intuito de ampliar o conhecimento nessa área da Atenção Primária, que é de extrema importância para o Sistema de Saúde da cidade”, conta.
Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade
Fundada em 2023, a Liga é uma organização estudantil e tem como objetivo complementar a educação formal, permitindo aplicar conceitos aprendidos em sala de aula em contextos práticos e interagir com profissionais e pesquisadores experientes na área.
“Neste ano, estamos na articulação dos campos de práticas, para que sejam gerados ainda mais ações nos programa de Saúde da Família, com atendimentos em programas como Saúde da Mulher, atendimento à Saúde Mental, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, além da atuação em desenvolvimento de palestras e atividades, como mecanismo de extensão, com os principais temas em saúde pública”, acrescenta Isabela.
Futuro
Dessa forma, ao contribuir com a comunidade acadêmica, Isabela também desenvolve sua própria formação enquanto profissional e pessoa. E ela já tem planos para o futuro. “Para me especializar, tenho algumas opções em mente, mas a parte cirúrgica e, principalmente, Cirurgia Plástica é dos meus encantos nesse momento, devido à humanização da especialidade, desafio intelectual e o prestígio profissional”.
A jovem aprecia bastante os desafios oferecidos pelo o curso, pois estão relacionados com a satisfação pela prevenção à saúde e pelo salvamento de vidas. “Meu maior sonho na área, além da satisfação profissional, é proporcionar assistência médica à população goianense em áreas carentes, onde encontramos maior nível de vulnerabilidade social, como forma de contribuir com tudo de maravilhoso que essa cidade fez e faz por mim”, finaliza.