Estudante da Faculdade Tiradentes (Fits) compartilha experiências no curso de Medicina
O desejo de Taynara Freitas por cursar Medicina foi crescendo durante sua vida. Natural do Recife, a jovem morou a vida inteira na cidade de Limoeiro, no Agreste pernambucano, mas hoje cursa o 7º período na Faculdade Tiradentes (Fits), localizada em Goiana. Desde a infância, percebeu que tinha uma inclinação para a área da saúde. “Quando era criança, minha mãe e minha avó sempre me presenteavam com bonecas, e eu sempre brincava de cuidar delas. Ao longo da adolescência, na escola sempre havia feiras de profissões, e a que me encantava era a feirinha da saúde”, conta.
Experiência no curso
“O curso de Medicina está me oferecendo muito além do que eu imaginei. Estar na Fits me oferece oportunidades que acredito que outras faculdades não me ofereceriam. Estudar aqui me oferece muito conforto e acessibilidade em tudo o que eu preciso aprender, tanto na própria faculdade, com sua excelente estrutura, quanto nos estágios. Tenho professores médicos e preceptores que estão dispostos a ensinar e solícitos para sanar nossas dúvidas, e isso é muito enriquecedor para a minha construção como futura médica”, avalia a estudante.
Durante seu tempo na graduação até agora, Taynara já foi monitora de duas disciplinas, Anatomia I e Habilidades Clínicas V. Além disso, participou de dois projetos de extensão: InfestAção, que levava educação em saúde sobre parasitoses infantis nas escolas; e HiperVida, voltado para pessoas com doenças crônicas. “Atualmente, faço parte de um novo projeto chamado Cuidar com Orgulho, que oferece uma abordagem médica humanizada à população LGBTQIA+. Também faço parte do corpo fundador da Liga Acadêmica de Pediatria (LAPED) e já participei de congressos, simpósios e palestras”, pontua. Ela reconhece que todas essas experiências fortalecem a sua formação acadêmica e profissional.
Caravana da TV Jornal
No dia 1º de novembro, a aluna também participou da Caravana da TV Jornal, que levou diversos serviços para a população do Recife. “Foi uma experiência incrível, tanto pela sensação de estar contribuindo com o evento com meus conhecimentos como acadêmica, quanto por participar de uma oportunidade única, que agregará bastante no meu currículo. Na Caravana, pude contribuir dando algumas orientações médicas que estavam em meu alcance como acadêmica, conversava com os paciente sobre suas queixas e orientava a mudança de hábitos de vida”, relata.
Futuro
Taynara entrou no curso de Medicina visando à especialização em Ortopedia. Ao longo da graduação, porém, teve contato com outras especialidades, como a Reumatologia, que também é uma das suas opções. “São duas áreas que gosto muito de estudar”, comenta. “Um dos meus maiores sonhos dentro da área médica é conseguir proporcionar aos meus pacientes um atendimento de qualidade, além de oferecer educação em saúde sempre que possível, pois um paciente bem educado sobre sua própria saúde ou sua doença resultará em um excelente tratamento”, complementa.