COPEX da Fits promove ciência e cidadania
O ensino superior no Brasil é formado por três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Esses últimos são o foco da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) da Faculdade Tiradentes (Fits), localizada em Goiana. O papel desse núcleo é estimular o engajamento e a participação de alunos e professores em ações voltadas para a ciência e para a comunidade. As ações da COPEX são realizadas com o objetivo não só de melhorar a formação acadêmica dos estudantes, mas também de promover a cidadania.
Atividades
A COPEX desenvolve, ao longo de todo o ano, eventos científicos e palestras a respeito dos mais diversos temas relacionados ao curso de Medicina, como a SEMPEX (Semana de Pesquisa e Extensão), que ocorre sempre no segundo semestre. Mas o ponto central da COPEX é justamente a promoção de projetos de extensão entre os alunos, os quais consistem em ações que atendam às necessidades socioeconômicas da comunidade em que a Fits está inserida, e que ainda assim tenham um cunho educacional e uma relação com os conteúdos aprendidos.
Iniciação científica
Além disso, projetos de iniciação científica também são responsabilidade da COPEX. Os programas duram 12 meses e tem a intenção de mostrar ao aluno o que é necessário para entrar no mundo acadêmico. Pesquisas são realizadas com a orientação de um professor e trazem diversos benefícios para o discente, como reconhecimento na comunidade científica, além dos próprios conhecimentos adquiridos.
Monitoria
Alunos que desejam ser monitores também podem se beneficiar com a COPEX. Basta já ter cursado a disciplina com aproveitamento acima da média e se inscrever nos editais semestrais disponibilizados. A cada semestre, são informadas as cadeiras que têm uma maior demanda e precisam de um monitor. Assim, os estudantes podem se candidatar à vaga, como bolsistas ou voluntários.
Mais ações
Outros programas da COPEX são a Mentoria e o Programa de Qualificação Docente (PQD). O primeiro tem como objetivo ajudar os estudantes em seus primeiros passos na instituição, estimular a formação de grupos, instigar a busca um melhor aproveitamento acadêmico, dentre outros. Para participar desse programa, discentes e docentes podem se inscrever nos editais anuais. Já o PQD, oferta bolsas para alunos de mestrado e doutorado, para aperfeiçoamento contínuo do corpo docente da Fits.
Para dar apoio aos estudantes extensionistas, a COPEX conta com o Programa de Apoio a Realização de Eventos Interno, Externo e Produção Discente (PRAEVE), cujo papel é subsidiar a capacitação de alunos e professores para o desenvolvimento das atividades de extensão. Com esse suporte financeiro, o PRAEVE visa estimular a publicação de trabalhos científicos, fortalecer os princípios do aprofundamento científico, ampliar a visibilidade das boas práticas de pesquisa da instituição e permitir a participação de membros da comunidade acadêmica em eventos científicos locais, nacionais e até mesmo internacionais. Para conseguir esse apoio financeiro, discentes e docentes devem fazer uma solicitação à COPEX.