Como aproveitar a iniciação científica?

Realizar projetos de pesquisa durante a graduação é uma maneira dos estudantes começarem a ter contato com o mundo acadêmico. Através da iniciação científica, muitos alunos ingressam em um mestrado e acabam se tornando pesquisadores. Por isso, é preciso que os discentes saibam como aproveitar o tempo na iniciação científica da melhor forma possível.
Engajamento
A primeira maneira de aproveitar a iniciação científica é participar ativamente das atividades do próprio grupo de pesquisa, ou de outros. Conversar com colegas, professores, ou até mesmo mestrandos e doutorandos sobre temas relacionados ao projeto é de grande valia para agregar ainda mais conhecimentos. Também é útil participar de seminários, congressos e simpósios. Nessas interações, o estudante pode não apenas aprender mais, mas também ter ideias novas para a própria pesquisa, ou conhecer algum autor que possa ser útil para o projeto. Assim, os alunos começam a construir uma rede de contatos que pode ser útil futuramente.
Tarefas
Ter uma tarefa bem definida também ajuda quem participa de iniciação científica. Isso porque, de maneira geral, os estudantes da graduação envolvidos em projetos de pesquisa podem ficar um pouco perdidos, por não terem algum objetivo final específico. Por isso, é aconselhável que os estudantes peçam ao professor orientador, por exemplo, por alguma tarefa específica relacionada ao objetivo do projeto que está sendo desenvolvido. Assim, pode haver uma maior dedicação do estudante à pesquisa.
Divulgação
Outra maneira de aproveitar bem a iniciação científica é focar na divulgação da pesquisa. O objetivo principal de qualquer investigação científica é ajudar a comunidade acadêmica de alguma forma. Ou seja, se o projeto for feito, mas ficar parado e não for devidamente divulgado, ele perde sua função essencial. Portanto, o estudante deve focar em transformar o projeto em um artigo científico, e depois publicar a pesquisa em alguma revista científica, ou mesmo apresentá-la em congressos, seminários ou outros eventos de divulgação científica.
Proatividade
Por fim, outra forma de tirar proveito da experiência e que tem relação com as outras é ser proativo e persistente. Não adianta entrar em um projeto de iniciação científica e não se engajar nas atividades da pesquisa, pois isso não vai garantir frutos. O próprio estudante deve ter a iniciativa de ir atrás de autores ou de outros trabalhos acadêmicos para ler, e também de tarefas para cumprir. Também é importante se dedicar à redação de artigos e a procurar formas de divulgar o trabalho que foi feito para um grande público.