Comissão Própria de Avaliação
Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Objetivando instaurar um processo sistemático e contínuo de autoconhecimento e melhoria do desempenho acadêmico, a Faculdade Tiradentes de Goiana (FITS-GOIANA) implantou o Programa de Avaliação Institucional, envolvendo toda a comunidade universitária, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, em cumprimento à Lei do SINAES (Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004).
A CPA da FITS Goiana tem trabalhado com objetivo de conscientizar cada vez mais a comunidade acadêmica sobre a concepção de Autoavaliação e sua utilização como instrumento de gestão, fortalecendo o processo democrático interno, com legitimidade, transparência e objetividade.
Constituem-se atribuições da CPA:
• Conduzir os processos de avaliação interna, estabelecendo às diretrizes e indicadores dos mecanismos internos de avaliação institucional;
• Elaborar e analisar os relatórios gerados a partir da avaliação interna e externa;
• Elaborar relatórios que serão submetidos anualmente às instâncias competentes;
• Estimular a proposição, a partir dos resultados da autoavaliação e dos relatórios produzidos, projetos, programas, planos de ação e metas que tenham como objetivo principal a melhoria institucional em todos os eixos previstos pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES);
• Renovar sistematicamente o processo de avaliação institucional;
• Acompanhar o Plano de Desenvolvimento Institucional proposto e as ações executadas;
• Participar das atividades relativas a eventos promovidos pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) ou instâncias superiores;
• Articular-se com outras Comissões Próprias de Avaliação de outras instituições e com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior;
• Dar ampla divulgação de suas atividades para todos.
Links Importantes:
MEC – https://www.gov.br/mec/pt-br
Composição atual
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é composta por integrantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e representantes da Sociedade Civil Organizada. Atualmente é definida através de Portaria N°. 10 de 13 de Junho de 2022 e tem a seguinte composição:
Representantes Titulares:
Alberto Luiz
Rep. Corpo Docente
Cristiane Lima
Rep. Técnicos-Administrativos
Élida Jaqueline
Rep. Técnicos-Administrativos
Fernando Clayton
Rep. Corpo Discente
Jorge Mário
Rep. Soc. Civil Organizada
Lícia Maciel
Rep. Soc. Civil
Rebeca Luna
Rep. Corpo Discente
Thayane Rebeca
Coordenadora CPA
Avaliação Institucional
A Faculdade Tiradentes de Goiana entende que a Avaliação Institucional é um processo criativo de autocrítica da Instituição, objetivando garantir a qualidade da ação universitária que se materializa como uma forma de se conhecer, identificando potencialidades e fragilidades, que fornecem subsídios para a prestação de contas à comunidade acadêmica e à sociedade.
Assim sendo, a CPA tem trabalhado com empenho no sentido de conscientizar cada vez mais a comunidade acadêmica sobre a concepção da autoavaliação e sua utilização como instrumento de gestão, fortalecendo o processo democrático interno, com legitimidade, transparência e objetividade. De modo que os resultados obtidos nesse processo crítico reflexivo sejam integrados aos processos decisórios nos diversos âmbitos de gestão da Faculdade Tiradentes, possibilitando o aperfeiçoamento do desempenho acadêmico e administrativo, subsidiando a gestão institucional.
Avaliação Nominal Docente e da Gestão Acadêmica
A Faculdade Tiradentes de Goiana realiza por meio do Portal Magister, a aplicação semestral da avaliação dos professores e da equipe de Coordenadores dos cursos. Entendendo que a avaliação deve ser responsabilidade de todos e uma prática incorporada ao cotidiano da Instituição, a participação do corpo discente é de fundamental importância a cada realização. Objetivo é contar com o envolvimento dos discentes para melhorar ainda mais a qualidade do ensino: mediante conhecimento da sua percepção quanto à atuação do professor e da Coordenação de Curso, em seu contexto de trabalho.
A Avaliação Nominal Docente do Curso de Medicina abrange 4 (quatro) aspectos (Habilidades Profissionais, Morfofuncional, Tutoria e
PIESF), buscando contemplar a metodologia aplicada no curso, o PBL (Problem Based Learning /Aprendizagem Baseada em Problemas -ABP).
Em todos os questionários, os respondentes atribuem um conceito que está distribuído em uma escala que vai de 1 a 5, onde:
- 5 = Excelente
- 4 = Muito bom
- 3 = Bom
- 2 = Regular
- 1 = Insuficiente
Conheça os questionários de avaliação
1 – Questionário discente avalia coordenador
2 – Questionário docente avalia a coordenação
3 – Questionário discente avalia docente de Habilidades Profissionais
4 – Questionário discente avalia docente de Morfofuncional
5 – Questionário discente avalia docente de Tutoria
6 – Questionário discente avalia docente de PIESF
Retorno de Avaliações
Por meio do sistema Magister, do site da Instituição, quadro de avisos e de reuniões com as áreas acadêmicas e administrativas da IES, os resultados dos processos avaliativos desenvolvidos pela CPA são amplamente divulgados. Semestralmente, os dados da Avaliação Nominal Docente e da Gestão Acadêmica são atualizados e colocados à disposição de forma detalhada para professores e alunos.
Os resultados das avaliações são também analisados pelos gestores, coordenadores e pela própria CPA, que por meio de reuniões e grupos de debates propõe ações para melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição. A CPA também promove a divulgação das demandas apresentadas pelos diversos segmentos da Instituição e informa quais ações estão sendo desenvolvidas para corrigir eventuais fragilidades e aperfeiçoar as potencialidades já identificadas
Avaliação Institucional 2021
Confira aqui o Relatório de Autoavaliação Institucional 2021
Confira aqui o Relatório de Autoavaliação Institucional 2022