Com grandes expectativas, aluno da Fits é aprovado no ProMAI

Izau Andrade, de 25 anos, é aluno de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits), localizada em Goiana, e foi aprovado em uma seleção do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI). O estudante, que é enfermeiro de formação, vai estudar na Universidade de Valladolid, na Espanha, no segundo semestre de 2024. “O intercâmbio é um objetivo que busco desde que iniciei a vida acadêmica, mas durante a primeira graduação não tive a oportunidade de fazê-lo. Porém, no curso de medicina, novas portas se abriram e vi a partir delas a possibilidade de alcançar mais esse objetivo”, conta.

Processo

O estudante, que vai iniciar o 4º período, sempre comentava com colegas do curso o seu desejo de estudar fora do país, até que uma amiga demonstrou o mesmo interesse. “Juntos, começamos a pesquisar sobre as possibilidades dentro da Fits, além de outros programas ofertados pela instituição. Através do site, ficamos sabendo do ProMAI, em que poderíamos nos inscrever a partir do 3° período”. Após ler o edital, Izau de se inscreveu e foi aprovado, tanto pela Fits quanto pela universidade espanhola.

Antes da aprovação, Izau lidou com anseios e expectativas. “O processo de candidatura foi intenso”, admite. Por ser o primeiro da família a cursar uma graduação, ele teve algumas inseguranças e questões sobre o processo. “Perguntas como ‘será que estou fazendo o certo?’ e ‘será que consigo?’ pairaram sobre minha mente diversas vezes. No entanto, tenho o privilégio de estar inserido em uma família que me apoiou desde o início, em especial minha mãe, que nunca duvidou de mim, sempre me incentivou e segue sendo minha maior inspiração”, relata.

“A escolha da instituição foi embasada pela minha fluência em espanhol e pela semelhança entre as grades de horário com a Fits. Além disso, conhecer o país já era uma aspiração, tanto pela cultura quanto pelos relatos positivos de outros acadêmicos que tiveram a mesma oportunidade”, diz. Já tendo visitado a Argentina e realizado um intensivo de espanhol, Izau afirma que o idioma foi um ponto crucial para a decisão, para que ele pudesse ter um maior aproveitamento do curso no período de intercâmbio.

Expectativas

O jovem tem uma visão bastante otimista do período de intercâmbio e mantém as expectativas altas. “Estou ansioso para vivenciar essa experiência e poder comparar a realidade dos serviços de saúde entre o Brasil e a Espanha. Estou indo com a plena certeza de que será um processo enriquecedor, não só academicamente como em termos de crescimento pessoal. Voltarei com uma visão mais ampla que a que tenho agora acerca da saúde”, avalia.

Escolha por Medicina

Cursar Medicina sempre foi um sonho, mas, segundo ele, “nem sempre as coisas acontecem da maneira que queremos ou planejamos”. “O destino me levou primeiro à enfermagem, profissão que tem todo o meu respeito, pela humanização, cuidado e responsabilidade. Com a conclusão do curso, apesar de feliz, não me sentia realizado, faltava algo, faltava a Medicina”, narra. Por isso, seu sonho voltou à tona, e ele recebeu apoio da família e dos amigos.

“A medicina, para mim, significa conhecimento, comprometimento, humanização, responsabilidade e cuidado. A arte de cuidar me cativa, poder melhorar a vida de alguém com uma conduta, uma ação, por mais simples que seja, é gratificante”, explica. O estudante valoriza a humanização do serviço de atenção aos pacientes e segue a filosofia de que, mesmo que possua conhecimentos e técnicas, deve tratar os enfermos com humanidade. “Tenho como objetivo me tornar o melhor profissional possível, aproveitando as oportunidades que me são oferecidas pela instituição e perpetuando de maneira positiva as filosofias dela”, finaliza.

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados