Ciclismo é o exercício aeróbico mais praticado no Brasil

O dia 19 de agosto é marcado pela comemoração do Dia do Ciclista, em memória a Pedro Davison, que foi vítima de um atropelamento enquanto pedalava, em 2006. Por isso, o objetivo da data é incentivar o respeito ao ciclista e o uso da bicicleta no dia a dia. De acordo com o Strava, aplicativo de esportes, o ciclismo foi a atividade mais praticada por brasileiros no ano de 2023 (desempenhada por 36% dos usuários da plataforma), sendo o exercício aeróbico mais comum no país.

O que são exercícios aeróbicos?

Diferentemente dos anaeróbicos, que usam a glicose como energia, os exercícios aeróbicos são aqueles que utilizam o oxigênio como principal fonte de energia. Por isso, exigem muito mais da respiração do atleta, assim como corrida, caminhada, natação e dança. Esse tipo de exercício traz diversos benefícios para a saúde do corpo, e devem ser incluídos em uma rotina de hábitos saudáveis, conforme aponta Tatiana da Hora, professora da Faculdade Tiradentes (Fits) — localizada em Goiana. “Cuidar da própria saúde proporciona qualidade de vida e longevidade, pois previne o surgimento de diversas doenças, ou permite um melhor tratamento para possíveis enfermidades”, afirma.

Benefícios

Realizar 150 minutos semanais de atividade física moderada já são suficientes para a melhora no condicionamento físico, de maneira geral. A recomendação é do Guia de Atividade Física para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, que está alinhado às orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde). Dentre os benefícios, os exercícios aeróbicos auxiliam na na capacidade cardiorrespiratória, pois aumenta a resistência do coração, que passa a bombear mais sangue com um esforço menor, além do fortalecimento dos músculos respiratórios.

A melhora nos índices de colesterol também é um ponto positivo da prática de exercícios aeróbicos. Ao pedalar, correr ou nadar, por exemplo, há a diminuição dos níveis de LDL (o colesterol ruim), que tende a se acumular nas paredes das artérias, o pode levar a problemas como infarto e pressão alta. O controle da glicose no sangue e a melhora da imunidade também acompanham a prática de aeróbicos. No ciclismo, mais especificamente, existe o fortalecimento dos músculos das pernas e do abdômen, e a diminuição do impacto nas articulações.

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados