Alunos da Fits apresentam casos clínicos ambulatoriais
Nos dias 17 e 18 junho, acontecerá workshop na Faculdade Tiradentes (Fits), localizada em Goiana, em que serão expostos casos clínicos por alunos do 5º e do 6º períodos de Medicina. O evento é realizado ao final de cada semestre, para que os estudantes compartilhem as suas experiências no Ambulatório de Especialidades Prof. José Roberto. “O workshop foi criado para apresentar todos os casos clínicos de maior relevância do ambulatório durante os últimos seis meses de atendimento”, explica o professor Marcos César, coordenador do ambulatório.
“A ideia surgiu, na verdade, depois do primeiro período. Como eram poucos casos clínicos, houve uma apresentação online. Com a chegada do 5º período no Ambulatório, aumentou a quantidade de casos clínicos, começaram a se ver alguns casos de maior relevância, alguns com uma raridade, então houve a oportunidade de, a cada fim de semestre, os alunos apresentarem esses casos para conhecimento da comunidade acadêmica”, acrescenta Marcos. O workshop é destinado, principalmente, para os alunos do 5º e do 6º semestres, mas estudantes de outros períodos também podem assistir.
Programação
A ação acontecerá no auditório da Fits e terá início às 8h, indo até o meio-dia, no dia 17, e das 8h às 16h, no dia 18. Cerca de 50 participantes apresentarão um total de 24 casos clínicos divididos em especialidades: alunos do 5º período vão tratar de casos de Tocoginecologia, Pediatria e Clínica Médica; e os estudantes do 6º vão fazer suas apresentações sobre Endocrinologia, Oftalmologia e Neonatologia. Cada caso clínico terá um tempo de 10 minutos, mais 5 minutos da mesa avaliadora, que será composta pelo médico preceptor de cada especialidade, pelo coordenador do curso de Medicina, professor José Roberto, pela professora Tatiana de Paula e por Marcos César.
Importância do evento
De acordo com o coordenador do Ambulatório, o evento será de grande importância para os alunos. “Eles vão refletir os casos clínicos dessas especialidades, casos que devem ser de conhecimento de todos os alunos para ampliar a experiência deles, de pôr em prática a Medicina já diretamente com os pacientes”, afirma Marcos. “A percepção de quais são as áreas de maior fluxo de atendimento auxiliará os estudantes na compreensão, e para que possam atender melhor essa população”, diz.
O professor também explica que o levantamento dos casos foi feito com bastante atenção pelos alunos. “Eles acompanhavam com uma, duas, três, até quatro consultas aquele mesmo paciente para saber todo o fluxograma, tudo que foi realizado com ele, tanto de exames de diagnóstico como de tratamento, e se realmente surtiu um efeito”, detalhou. “A discussão desses casos vai trazer à tona qual é o panorama e o perfil epistemológico dos goianenses que são atendidos pelo ambulatório”, acrescenta Marcos.