Aluno da Fits apresenta pesquisa em Congresso de Educação Médica

Diferente de muitos outros estudantes de Medicina, Caio César nem sempre desejou ser médico. O aluno, que está atualmente no 3º período do curso, na Faculdade Tiradentes (Fits), localizada em Goiana, conta que, no início da sua caminhada acadêmica, a Medicina não era sua primeira opção. “No entanto, durante o Ensino Médio, comecei a me interessar mais pela área. A escolha pelo curso veio da percepção de que essa é uma profissão incrivelmente bonita e gratificante. A oportunidade de ajudar, salvar vidas, aliviar o sofrimento e curar as pessoas é algo que considero muito valioso”, relata.

Conquistas

Após firmar sua decisão pela profissão, Caio seguiu seu desejo e, hoje, diz que sua experiência na graduação “tem sido maravilhosa”. “Cada novo aprendizado é interessante e importante, tornando essa jornada muito recompensadora”, comenta. Dentre as conquistas e novos passos tomados pelo estudante durante seu tempo na graduação, está a aprovação de uma pesquisa feita por ele para a 62ª edição do Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), que acontece entre os dias 12 e 15 de setembro, em Belo Horizonte.

Participação no Congresso

“Um dos [trabalhos] que foram aprovados abordou a importância do Programa de Integração do Ensino em Saúde da Família (PIESF) no contato precoce dos estudantes com a prática clínica desde o primeiro período do curso. Escolhi esse tema porque acredito que, considerando que o Congresso foca no ensino médico, esse contato inicial com a prática é fundamental para formar um médico mais capacitado e seguro desde os primeiros anos de graduação”, Caio narra.

O estudante afirma que, ao tomar conhecimento da aprovação do seu projeto para o COBEM, sentiu-se bastante realizado e recompensado. “Saber que meu esforço e pesquisa foram reconhecidos em um evento tão importante trouxe uma grande satisfação”, compartilha. Além disso, o jovem reconhece que essa experiência terá uma influência positiva na sua vida profissional. “Acredito que essa participação impactará significativamente tanto na minha formação quanto na minha futura carreira, pois proporcionará um aprimoramento de conhecimentos e habilidades, tanto profissionais quanto acadêmicos”, detalha.

Futuro

Caio ainda não decidiu qual especialidade médica pretende seguir, pois ele considera que ainda é muito cedo. Por outro lado, a escolha do tema da pesquisa que submeteu ao COBEM tem relação direta com uma opção que o estudante tem considerado. “A área de Clínica Médica tem me atraído bastante, principalmente pelo papel crucial que desempenha no contato direto e contínuo com os pacientes”, confessa.

O COBEM

O Congresso Brasileiro de Educação Médica é um dos mais importantes da área no Brasil. O evento debate sobre desafios e avanços na área, desenvolvendo um papel fundamental no desenvolvimento do ensino da Medicina no Brasil. A Fits vai participar do COBEM com a presença dos coordenadores da Faculdade, e com 35 trabalhos feitos por estudantes, sendo alguns deles candidatos a premiações.

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados