BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
EXATAS
HUMANAS E SOCIAIS
GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

APRESENTAÇÃO

O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia visará a melhor qualificação da Formação do Psicólogo da Faculdade Integrada Tiradentes. Seu currículo está de acordo com as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Psicologia no Brasil e foi construído a partir do modelo de competências e habilidades definido pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

O currículo proposto oferecerá a habilitação de Formação de Psicólogo, com o total de 198 créditos e 4160 horas, distribuídos em 10 períodos. De forma específica, se propõe a oferecer uma visão generalista, que corresponde ao núcleo comum do curso, e também o conhecimento específico das ênfases, que são: Promoção de Saúde e Práticas Educativas. A opção por oferecer somente a habilitação “Psicologia – Formação de Psicólogo” está ancorada nas diretrizes curriculares em discussão atualmente pelas instituições que cuidam do ensino e da profissão, na análise do potencial institucional, formação do corpo docente, e na realidade regional quanto ao mercado de trabalho do Estado de Alagoas.

O estudo do fenômeno psicológico exige uma análise inter e multidisciplinar, o que torna complexa a formação nesta área, exigindo uma estrutura curricular pertinente e práticas pedagógicas inovadoras, adequadas aos novos tempos.

A perspectiva psicossocial, as questões éticas, e também o desenvolvimento de atitude investigativa e preparação do aluno para as atividades de pesquisa devem estar presentes em todas as disciplinas.

Para alcançar estas diretrizes metodológicas faz-se fundamental o compromisso do corpo docente, que perpassa a compreensão dos objetivos do Curso, as demandas culturais e educacionais que o determinam, e o engajamento num projeto coletivo de formação de futuros profissionais competentes, éticos e comprometidos com a sociedade.

A interdisciplinaridade é outra prática que será adotada ao longo do Curso. Na medida em que os conteúdos serão trabalhados, busca-se constantemente a relação com as demais áreas definidas dentro do Curso, permitindo ao aluno o entendimento de toda a integração da grade curricular e importância para a sua formação profissional.

As atividades de extensão e de estágios extracurriculares serão valorizadas como importantes instrumentos de formação e de relação com a comunidade. Possibilitam não só a prestação de serviços, como a consolidação da necessidade do profissional psicólogo na sociedade, ampliando-se as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e, ainda, infere a consciência de responsabilização social ao aluno. Com esta prática, ainda, qualifica-se a proposta curricular num processo permanente de reflexão-ação.

Objetiva-se, portanto, a formação de cidadãos capazes de atuarem dentro de padrões profissionais elevados e de participarem ativa e inovadoramente do desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento científico e como prática profissional no Estado de Alagoas, no país ou em outros lugares. Profissionais que, respeitando as conquistas importantes incorporadas pela Psicologia ao patrimônio cultural da humanidade, sejam capazes de olhar os desafios que o futuro coloca, atuando dentro de padrões éticos e com claro compromisso com a superação dos problemas sociais e humanos que marcam o nosso tempo e especificamente o Estado de Alagoas.

Vestibular Fits 2013.1

FINANCIAMENTOS

FIES

Pague Metade na Fits - Crédito Universitário Itaú

Receba notícias em seu email:

E-mail:
 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2010. UNIVERSIDADE TIRADENTES - SET - SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO TIRADENTES