MEDICINA DO TRABALHO

A Medicina do Trabalho, através de programas específicos, tem como objetivo promover e preservar a saúde dos trabalhadores, rastreando e diagnosticando precocemente os possíveis riscos que venham causar danos à saúde dos colaboradores.

O que é o Serviço Especializado em Medicina do Trabalho da Fits?
- É o departamento responsável pela realização dos exames ocupacionais admissionais, periódicos , demissionais, retorno ao trabalho e mudança de função.
- Em parceria com o Setor de Segurança do Trabalho, este departamento mantém rigorosa avaliação dos trabalhadores envolvidos no processo produtivo, bem como, é responsável pela guarda, respeitando o sigilo e a ética, dos prontuários individuais de cada funcionário.
- Cabe, também, ao SESMT desta Faculdade, periciar atestados médicos de funcionários, encaminhando-os, posteriormente, ao DRH.

 

Objetivo do Serviço de Medicina do Trabalho
Geral
- Promover e preservar a saúde dos funcionários envolvidos no processo produtivo da empresa. 

Específicos
- Diagnosticar, com antecipação, os prováveis riscos que possam comprometer a saúde dos trabalhadores, tomando as medidas prevencionistas necessárias.
- Propor medidas alternativas que visem a redução dos agentes causadores de risco.
- Orientar, procurando despertar nos envolvidos uma consciência prevencionista quanto às doenças e aos riscos inerentes às atividades desenvolvidas.

 

Atribuições
- Exames ocupacionais admissionais, demissionais, periódicos, mudança de função e retorno ao trabalho.
- Perícia de atestados médicos de funcionários.
- Primeiro atendimento a funcionário e/ou alunos de casos que ocorram durante o expediente de trabalho e horário de aula, respectivamente, e posterior encaminhamento a um Serviço de Urgência, quando for o caso.
- Avaliação de atestados médicos apresentados por alunos, através do DAA, conforme as normas do MEC.

MAPA DO SITE: departamentos > dep.médico
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2010. UNIVERSIDADE TIRADENTES - SET - SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO TIRADENTES