Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Imprimir Notícias
RSS
Notícias
Programa possibilita envelhecimento ativo em ambiente acadêmico

A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits lançou um programa que vai beneficiar o segmento populacional que mais cresce no Brasil. A Faculdade Aberta para a 3ª Idade é a oportunidade para desenvolver um envelhecimento ativo entre os idosos com a realização de atividades de educação continuada.

Durante o lançamento, no auditório da Fits, as senhoras do Coral Rugas de Ourofizeram uma apresentação musical com canções de Chico Buarque e pot-pourris alagoanos. Estiveram presentes as lideranças do Rotary Club Maceió Farol, Pastoral da Pessoa Idosa e Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade em Alagoas – ABCMI-AL. Ainda no lançamento, houve uma palestra do psicólogo e gerontólogo José Benedito sobre o envelhecimento ativo, que é a proposta do programa.

O programa de duração permanente oferece capacitação aos idosos com conhecimento em diversas áreas, possibilitando a melhoria de suas relações sociais e uma melhor qualidade de vida. São diferentes atividades ministradas em oficinas que auxiliam na emancipação por meio da educação permanente e desenvolve potencialidades, valorizando as experiências de vida.

Segundo o diretor geral da Fits, Professor Dario Arcanjo, “O programa pretende trazer de volta ao ambiente acadêmico pessoas que têm muita história para contar, mostrando aos mais jovens que o conhecimento não tem limites ”, afirma Professor Dario.

Os irmãos Cláudia Bulhões e Carlos Bulhões, convidados do Rotary Club Maceió Farol, contentes com a implantação do programa, confessam: “esperamos que o programa alcance os objetivos que almeja, colocando o idoso a par de novidades e em sintonia com o mundo”. Cláudia Bulhões, que é assistente social e psicóloga, é também autora do primeiro livro sobre o Mal de Alzheimer do Nordeste, lançado recentemente e intitulado “Mal de Alzheimer, o que é? Como prevenir?”. Ela acrescentou ainda que o envelhecimento ativo é a principal forma de prevenção à doença.

De acordo com Olga Silva de Souza, presidente da ABCMI-AL, “os idosos são um segmento crescente, isso significa que o pessoal tem se tornado longevo e, então, necessita de mais olhares”. Para o psicólogo e gerontólogo José Benedito, “percebemos que nos últimos anos, Alagoas vem mudando seu pensamento em relação ao envelhecimento ativo. Esta oportunidade é muito importante para a prática de atividades que situam o idoso numa melhor relação com o mundo”.

Matrículas
As matrículas já estão abertas e podem ser feitas através do link https://wwws.fits.edu.br/posgraduacaoinscnet/inscricao/novainscricao.aspx selecionando a opção “Atualização em Faculdade Aberta para a Terceira Idade”. As aulas começarão no dia 13 de agosto. Para participar e receber a certificação, os interessados devem ter mais de 55 anos de idade, estar matriculados nos módulos semestrais e frequentar 75% das oficinas que acontecerão três vezes por semana.

Serão ofertados três módulos semestrais livres e depois o aluno poderá continuar participando da oficina que desejar. Na primeira semana de aula, haverá oficinas de informática no módulo “Informática na Medida Certa”, de Psicologia em “Exercitando o Cérebro”, de dança e de História de Alagoas. As atividades do primeiro semestre continuam com passeios, aulas de línguas, de canto e exercícios de Fisioterapia na piscina. Não há exigência quanto à escolaridade e não existe avaliação, as oficinas são livres, contudo, o aluno deverá comprovar condição de saúde. Informações 3311-3131.

MatériasRelacionadas
ÚltimasNotícias
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2010. UNIVERSIDADE TIRADENTES - SET - SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO TIRADENTES