Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Imprimir Notícias
RSS
Notícias
Fits integra Semana Nacional de Conciliação

Mutirão foi montado para instrução de 180 processos.

Entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, o 7º Juizado Especial Cível e Criminal da Capital, que funciona no campus da Faculdade Integrada Tiradentes, participou da Semana Nacional de Conciliação – Tribunal de Justiça (TJ/AL) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito, instalado no mesmo ambiente, também esteve engajado no Mutirão de Instrução realizado neste período. Além da equipe do Juizado, alunos e professores da Fits atuaram nas atividades.
 
Acadêmicos de Direito atuaram na Semana de Conciliação.“Durante a semana, o 7º Juizado Especial organizou mutirão para instrução de 180 processos, ou seja, um volume de audiências de instrução nove vezes superior à quantidade semanal regular que é de 20 audiências. Para viabilizar o sucesso deste evento, foram deslocados diversos profissionais, com destaque para a participação de professores e alunos da Fits”. Resume o professor Mario Jorge Tenorio Fortes Junior, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica.
Denise de Lima ficou satisfeita por colaborar“Um evento deste porte trouxe benefícios para a sociedade (celeridade dos processos) e para os alunos desta instituição, que puderam presenciar e participar de diversas audiências, compreender o papel de cada um dos profissionais envolvidos em um evento deste porte: advogados, defensores, promotores, juízes e serventuários da Justiça. E visualizar, na prática, diversos assuntos estudados em sala de aula, incluindo-se, principalmente, as áreas de Direito Civil, Consumidor, Penal, Processo Penal e Processo Civil, além de técnicas de mediação”, conclui o professor.
A supervisora do NPJ, Rita Regis, comentou que o mutirão “Foi um momento de grande relevância para os acadêmicos de Direito da Fits, que tiveram a oportunidade de vivenciar a prática jurídica nas diversas audiências realizadas diariamente, com a abordagem de diversos temas jurídicos e o acompanhamento da atuação de profissionais das várias áreas do Direito”.
 
Para o estudante Lucas Barbosa, a experiência foi construtiva.Denise de Lima, estudante do 9º período Direito, participou e se sentiu satisfeita por colaborar. “É uma oportunidade impar para nós estudantes de Direito colocarmos em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, tendo em vista a oportunidade de manifestação nas audiências em prol dos assistidos.”
 
Lucas Barbosa, também do 9º período, relatou o quanto a experiência foi construtiva. “Ganhei experiência ao participar das audiências e poder ajudar os autores que não tinham advogado. Pude, junto com os integrantes do Núcleo de Prática Jurídica, ajudar nas defesas. O aprendizado foi imenso, realmente, esse é o dia a dia de um advogado”.
 
 
 
 
 
Texto: Fernanda Calheiros
Fotos: Arconço Teixeira (estagiário)
MatériasRelacionadas
ÚltimasNotícias
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2010. UNIVERSIDADE TIRADENTES - SET - SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO TIRADENTES